Siga nas redes sociais

Search

Conheça 9 startups e empreendedores que levam a diversidade a sério nos negócios

Foto: SatyaPrem/Pixabay

No dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. O que mudou atualmente é que a discussão deixou de ser exclusiva das ruas e pauta assuntos da sociedade civil e de empresas de todos os portes.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups, das mais de 13 mil startups no país, apenas 3,9% possuem fundadores homossexuais, 1,5% bissexuais e 0,1% transgêneros. Heterossexuais correspondem a 92,3% dos criadores de negócios com base tecnológica no país.

Em termos de empregabilidade, 75,1% das startups brasileiras acreditam que apoiar a diversidade e inclusão em seus negócios é um fator importante, mas na prática, apenas 3,3% dessas entram em ação.

Apesar do cenário ainda desfavorável, alguns empreendedores e líderes de startups têm lutado para mudar essa realidade. Conheça abaixo 9 startups que possuem em sua essência o apoio à diversidade e inclusão da comunidade LGBTQIA+:

SEMENTE NEGÓCIOS

A Semente Negócios é uma empresa de educação empreendedora que tem o propósito de promover a prosperidade por meio da inovação, e possui um plano de diversidade estruturado.

Com cerca de 27% dos colaboradores pertencentes à comunidade, a empresa adota algumas práticas para favorecer a igualdade entre os gêneros. 

NUBIMETRICS

A Nubimetrics é uma startup que empodera os sellers com dados inteligentes e chegou ao Brasil no início do ano passado.

Desde então, tem crescido em todo o território brasileiro, não apenas em faturamento, mas também em diversidade.

Isso porque o maior cargo da startup no Brasil é ocupado pela Global Chief Revenue Officer, Juliana Vital, que além de especialista em dados para e-commerce, é também pertencente à comunidade LGBTQIA+.

Desta forma, a profissional tem o objetivo trazer ainda mais igualdade para o público no meio da inovação.

CASAI

A Casai é uma startup de hospedagens que chegou ao Brasil em maio do ano passado e possui mais de 700 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília. Nico Barawid, CEO da empresa, foi considerado um dos líderes LGBTQIA+ mais relevantes no México, de acordo com uma edição especial da revista Expansión.

A premiação busca reconhecer as pessoas que contribuem e inspiram a população LGBTQIA+ dentro e fora de suas posições a viver em liberdade, com visibilidade e sucesso.

Para o executivo, um dos pilares da empresa é criar espaços seguros ao redor do mundo e mudar a forma como as pessoas viajam.

Sendo assim, é fundamental apoiar organizações que fazem o mesmo, ajudando no desenvolvimento de ambientes que sejam acolhedores e inclusivos para todas as comunidades. 

JOBECAM

A Jobecam, HRTech referência em seleção e D&I, ajuda empresas a terem processos seletivos mais diversos, justos e eficientes por meio da tecnologia de vídeo utilizando entrevistas anônimas, aplica ferramentas como currículos e entrevistas anônimas (ao vivo ou gravadas), eliminando os vieses inconscientes; interpretações prévias sobre o indivíduo quando é informado gênero, idade, raça, cor, etnia, orientação sexual, entre outras características mais pessoais.

Dessa forma, contribui para a inclusão de todas as comunidades que fazem parte dos recortes da sociedade, no ambiente corporativo.

ROUTEASY

A startup de logística oferece soluções de otimização, gestão e orquestração de entregas. Utilizando inteligência artificial e machine learning, a empresa desenvolveu um SaaS (Software as a Service) que permite economia de até 40% a seus mais de 350 clientes de diversos setores e tamanhos, além do Maestro, solução que possibilita same-day delivery para marcas com muita demanda de entrega de produtos diferentes presentes em diversos hubs de distribuição. Internamente, a startup aposta na diversidade de profissionais a serem contratados.

NEWA

A Newa é uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas na construção do diálogo, na colaboração e no respeito. A startup valoriza as diferenças e age em prol da diversidade e do bem-estar genuíno.

Desde a sua fundação, a empresa atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que atuem na construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros a partir do florescimento humano.

A empresa aposta em lideranças focadas no coletivo, na colaboração, na abundância e compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e com mais equidade.

HISNËK

Pensada como uma startup inclusiva, a Hisnëk, healthtech brasileira especializada em auxiliar na prevenção de doenças emocionais no ambiente corporativo, por meio da Ivi, primeira assistente virtual de saúde emocional e bem estar no país.

Após uma crise em meio a maternidade Carolina Dassie, CEO e fundadora da Hisnëk em 2014, decidiu então criar algo que impactasse as pessoas positivamente, com o intuito de trazer qualidade de vida e bem estar no ambiente corporativo.

Além de ser especializada no auxílio mental dos colaboradores, a IVI busca que em seu quadro de funcionários tenham lideranças que inspiram a diversidade, como o Head de Marketing, Francisco Assis:

A Ivi, é uma ferramenta relevante para a prevenção de doenças emocionais através da inteligência artificial, coletando dados de forma completamente anônima e então direciona cada usuário com a intervenção e orientação necessária para a saúde emocional do usuário. Toda a funcionalidade da Ivi é completamente testada e validada pelo hospital Albert Einstein.

TAQE

A Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos, é uma solução que ajuda empresas a criar processos de seleção mais inclusivos.

Com a utilização de algoritmos e inteligência de dados, a solução utiliza jogos interativos para criar uma identidade profissional para os candidatos.

A partir dela o recrutador consegue analisar o perfil com base no desempenho dos jogos e priorizar pessoas que fazem parte de grupos mais diversos.

Além de assumir o compromisso de garantir um ambiente de trabalho seguro e livre de discriminação para os colaboradores, a startup também contribui para a geração de mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para jovens da comunidade LGBTQIAPN+.

CONVENIA

A Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para a digitalização e automatização dos processos de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP).

Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a iniciativa surgiu com o objetivo de levar alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, automatizando rotinas operacionais e destinando o tempo do RH para as pessoas.

Internamente, a startup promove diversas ações educativas e inclusivas para os seus colaboradores por meio de seu squad de diversidade.

Além disso, a HRTech também aposta na atração de talentos através de vagas afirmativas, que reforcem a importância não apenas de se ter um time diverso, mas de ter condições necessárias para que esses talentos sejam retidos e desenvolvidos dentro da startup.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail