Siga nas redes sociais

Search

Bons líderes não deixam equipes reclamarem das coisas

Foto: Zelma/AdobeStock

Aqui vai uma verdade: você se sente aliviado quando reclama de algo. 

Alguém que faz algo e nos irrita. Nos frustramos sobre algo e ficamos irritados. Quando essas tais emoções aparecem, ir reclamar para alguém é como se estivéssemos direcionando-as à algum lugar.

Reclamar é um ato simples e muito fácil de você impactar outras pessoas. 

Nos permite revelar todo o nosso inconformismo sem ter que precisar lidar com o problema na nossa frente. Simplesmente ficamos irritados e reclamar sobre o que nos incomoda, apenas cria uma falsa sensação de alívio momentâneo.

E quando reclamamos das coisas com aqueles que sabemos que irão concordar com a gente, então isso reforça ainda mais a nossa indignação. 

Reclamar sobre alguma coisa com quem vai concordar com a gente é reconfortante pois sabemos que a outra pessoa irá nos ajudar. 

Reclamar, portanto, nos faz se sentir bem, é a razão de fazermos isso. E aí que mora o problema.

O grande ponto disso tudo, é claro, que apenas reclamar sobre alguma coisa não resolverá problema algum. Não apenas é uma perda de tempo, mas também nos impede de lidar com o desafio em si. Pode até gerar um certo alívio no curto prazo mas em nada adianta se não encararmos o problema de frente.

Uma boa liderança sabe disso e bons líderes quebram esse ciclo logo que ele se inicia. Ou seja, a boa liderança evita que seu time fique reclamando sobre as coisas sem encarar o problema de fato.

Boas equipes não perdem tempo reclamando.

“Reclamar não é uma estratégia eficiente. Todos nós tempos um tempo e uma energia finita. Qualquer tempo gasto reclamando não ajudará ninguém a alcançar seus resultados. E também não nos deixará mais felizes” (Randy Paush, The Last Lecture).

Se o cliente não gosta do nosso trabalho, a gente reclama das suas expectativas sem sentido. Se não concordamos sobre a estratégia da empresa, nós reclamamos sobre a falta de tato da liderança. 

Uma vez que você, líder de uma equipe, não controla o nível de reclamação e permite que o seu time faça constantes reclamações na sua presença, é bem provável que eles também a farão na sua ausência. Assim, ao invés de resolver os problemas e melhorar as situações, as reclamações se tornam o modo operanti do time. 

Quando a liderança perde o controle sobre as reclamações geradas dentro do seu próprio time, esse tipo de comportamento começa a reforçar a divisão entre nós vs o restante da empresa. Também reforça a ideia de que não temos o controle da situação e não há como evoluir. 

Ao invés de engajar com os desafios da organização, nós nos acomodamos com a situação e apenas ventilamos nossas frustrações nos outros, criando um desejo de autoafirmação e conforto. 

Resultado: o seu time acaba virando parte do problema que tanto reclama. 

Ótimos líderes são líderes otimistas.

Bons líderes acreditam que seus times podem alcançar grandes resultados e por causa disso, eles são mais aptos a ajudar sua equipe a conquistá-los. E você não pode fazer isso se apenas ficar reclamando o tempo todo.

É simplesmente impossível criar uma cultura de otimismo e encorajamento enquanto reclama sobre as coisas constantemente. Esses comportamentos são dois opostos.

Como líder, eu acredito que temos uma certa obrigação moral em criar um ambiente otimista para o nosso time. Muitas vezes, as pessoas reclamam por se sentirem sem poder de reação. Elas acreditam não haver uma real possibilidade de melhorar uma situação. Assim, a simples reclamação de algo se torna a única opção.

Na maioria das vezes, as pessoas têm mais poderes do que imaginam. Elas apenas precisam de uma ajuda para acessá-los. Elas precisam de alguém que acredite nelas pois assim elas acreditarão nelas mesmas.

Quando a liderança encoraja seu time a assumir novas responsabilidades e não permite que use a reclamação como desculpas ou formas de evitá-las, eles terão muito mais possibilidades de enfrentar um desafio.

Se alguém começar a reclamar sobre algum problema na sua equipe, tenha duas coisas na mente:

  1. Nós não temos um plano, logo precisamos criar um. Essa é a nossa prioridade.
  2. Negatividade não irá nos ajudar a fazer nada a respeito. Vamos descobrir o que fazer para esse problema juntos.

Em tempos de stress elevado, é fácil para algumas pessoas acusar alguma impotência sobre alguma situação, desviando a sua responsabilidade da reta. 

É o dever da liderança manter eles focados no que precisa ser feito, garantindo o engajamento sobre o desafio proposto e, acima de tudo, acreditando que eles entregarão a melhor solução possível. 

E se a reclamação também tiver um lado positivo?

Uma outra possibilidade é redirecionar as reclamações para onde elas poderão realmente gerar algum tipo de impacto positivo. Na próxima vez que você ouvir alguém reclamando sobre algo no seu time, tente encorajar a entender as razões daquela situação. Apenas garanta que a conversa vá para um lugar inteligente e que encontre uma raiz para o problema a ser enfrentado.

Por exemplo: se alguém reclamar sobre as políticas da empresa, provoque o seu time a entender o lado racional por trás daquelas políticas. Faça-os pensar, de forma inteligente e com respeito, o que eles consideram injusto e também a pensar numa possibilidade que possa ser diferente. 

A conversa poderá ser muito mais produtiva do que apenas ser um canal livre de reclamações. 

E por fim, use essa pergunta: Você se preocupa o suficiente para começar a fazer algo a respeito?

Se a resposta for não, então não vale a pena gastar o tempo reclamando sobre. Se sim, podemos focar para pensar em algo a ser realizado, no qual é o melhor a ser feito. 

“O que você é pode fazer quando não está satisfeito com algo é simplesmente tentar mudá-lo. Se você não consegue mudá-lo, tente mudar o jeito que você pensa a respeito. Apenas não reclame por reclamar. ( Maya Angelou).

Leia outras colunas do Rodrigo Oneda Pacheco aqui.

Compartilhe

Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail