Siga nas redes sociais

Search

Estudo traça perfil e trajetória dos CEOs das 100 principais startups do Brasil

Foto: pakpong pongatichat/AdobeStock

Se a liderança já é importante em qualquer empresa, em startups ela se faz ainda mais necessária: o CEO é responsável por guiar o negócio rumo à inovação, em um cenário de mudanças cada vez mais frequentes e velozes.

Com o intuito de conhecer melhor quem são estes profissionais, o Distrito produziu o estudo 100 Super CEOs, que analisou o perfil e trajetória dos líderes das principais startups do Brasil. 

Para selecionar os nomes, a plataforma de inovação identificou as empresas de DNA tecnológico mais relevantes do país, de acordo com um algoritmo que avalia a maturidade das empresas.

A análise considera uma base de dados que engloba informações públicas e privadas das startups, como valor total de investimentos captados, faturamento presumido, seguidores no LinkedIn, número de colaboradores e número de acessos ao site da empresa. 

DADOS

A média de idade dos CEOs das principais startups brasileiras é de 39,5 anos. O líder mais novo assumiu a posição aos 19 anos. Já o mais velho foi aos 57 anos.  

A modernidade do setor, entretanto, não exclui alguns padrões negativos do mercado tradicional. Segundo a pesquisa, apenas 5 CEOs são mulheres. São elas: Anna Saicali (Ame Digital), Mariana Ramos Dias (Gupy), Mônica Hauck (Sólides), Talita Lacerda (Petlove&Co) e Priscila Siqueira (Gympass). 

“Os números indicam que há espaço para vários perfis de líder, desde os fundadores que assumiram cedo o desafio de seguir à frente dos seus negócios, até profissionais experientes do mercado. Os resultados das empresas, porém, serão ainda melhores quando a diversidade englobar também outros aspectos, como gênero. Vimos em nossa pesquisa qualitativa que o número de mulheres no cargo vem aumentando ao longo dos anos, trazendo a esperança de que o cenário mude futuramente”, afirma Gustavo Gierun, CEO do Distrito.

Quanto à nacionalidade, o estudo indica que a maioria dos CEOs é de origem brasileira, sendo apenas 10% estrangeiros. Há líderes argentinos, colombianos, franceses, alemães, espanhóis, chineses e norte-americanos. 

O estudo mostra ainda que os líderes das startups brasileiras possuem mais interesse no setor financeiro e de tecnologia, um resultado previsível, já que grande parte dos CEOs analisados lideram fintechs

Além disso, quase 50% dos líderes cursaram uma faculdade pública no Brasil, enquanto 40% são formados em faculdades privadas e 13% em faculdades fora do Brasil. Após a faculdade, 55% dos CEOs analisados fizeram pós-graduações.

A lista completa com as informações e nomes dos Top 100 CEOs está disponível clicando aqui

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail