Siga nas redes sociais

Search

Data-driven no e-commerce: como os dados podem potencializar os resultados comerciais

Foto: Lek/AdobeStock

Por Francini Maurici, coordenadora de business solutions da Híbrido

O uso de dados para a tomada de decisão é uma questão cada vez mais discutida nas empresas. No entanto, poucos são os empreendedores que, de fato, utilizam estas informações como parâmetro para impulsionar os seus negócios. Segundo a pesquisa The CMO Survey, 37,7% das empresas dos EUA já tomam decisões com base em dados. O crescimento, porém, é lento se comparado a quantidade de informações que podem ser coletadas e verificadas ao longo do processo de negócio.

A essas empresas que já utilizam os dados como fator de análise e tomada de decisão chamamos de data-driven. No e-commerce, mercado que vem crescendo exponencialmente, ser data-driven é algo relativamente mais fácil, se realizado com as ferramentas certas e o apoio profissional ideal.

Nesse meio não faltam dados que apontam questões essenciais para o negócio: o comportamento do consumidor dentro do site, como os campos mais acessados, itens mais procurados, origem do acesso e momento de desistência da compra, esses dados por região, por horários e gêneros em específico. Estas são apenas algumas informações que podem ser analisadas.

Todas essas informações, que são coletadas ao longo da jornada do consumidor e não se tratam, necessariamente, de dados sensíveis, mas sim informações abertas, podem e devem fazer parte da rotina de alinhamento do negócio. Afinal, elas apontam quais as preferências do consumidor e podem, ainda, mostrar às lideranças quais produtos e serviços possuem a melhor performance na loja virtual. Outro dado importante é a causa da desistência da compra: frete, tempo de entrega, falta do produto disponível? O que, com base nestas informações tão importantes, seu negócio pode fazer, garantindo um crescimento alinhado com as expectativas do mercado?

Uma operação data-driven oferece uma infinidade de dados, que quando explorados por um time especializado, oferece melhorias exponenciais ao negócio. O CRO, por exemplo, serviço que busca a Otimização da Taxa de Conversão é uma das especialidades mais  mais populares entre as empresas que procuram por uma consultoria especializada em e-commerce. A partir dele, dados se tornam soluções, gerando hipóteses baseadas na experiência do usuário, dados captados durante acessos e buscas, simplificando a jornada de compra. Por fim, ampliando a taxa de conversão do e-commerce e entregando a real performance.

É importante também garantir que a ferramenta utilizada para criar e manter o seu e-commerce traga um dashboard intuitivo e permita a aplicação de ferramentas de Business Intelligence, potencializando assim a análise de dados. Isso porque uma das grandes , se não a maior dificuldade, das empresas que buscam uma gestão data-driven é transformar um aglomerado de dados avulsos em uma organização baseada em métricas e KPIs, onde as informações convergem e podem ser analisadas estrategicamente. A união de uma consultoria especializada com a ferramenta certa é crucial para que o e-commerce avance neste sentido.

Os ganhos são inúmeros e vão muito além dos cliques: garantem uma boa gestão de estoque e uma negociação mais eficiente de frete, proporcionam um gerenciamento mais assertivo de campanhas e até mesmo o direcionamento para definição de portfólio e fortalecimento de marca.  

Se você tem interesse em se aprofundar nesse tema, recomendo a leitura do material aqui.

LEIA TAMBÉM

CEO da Híbrido fala como o e-commerce se tornou diferencial estratégico nos negócios

Marvee aposta em solução de gestão financeira por assinatura e se prepara para um novo aporte

Empresa de SC inaugura e-commerce de produtos odontológicos no EUA

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail