Siga nas redes sociais

Search

A inovação na indústria cervejeira

Foto: Shane Cotee/AdobeStock

As nossas vidas são cada vez mais conduzidas por atividades digitais e em tempo real. Os clientes não toleram mais tempos longos de processamento, informações inconsistentes entre os canais ou falhas nos serviços. E ainda assim, os negócios estão cada vez mais globais, complexos e disruptivos.

No atual cenário de transformações tão rápidas, as cervejarias que pretendem ser competitivas, lucrativas e sustentáveis, precisam acompanhar de perto os seus processos em busca da melhoria contínua e da inovação.

As cervejarias de todos os portes devem se adaptar as novas necessidades do mercado e de um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), que parte do princípio de que, tudo muda o tempo todo e nada é o que a princípio parece ser, e essa máxima pode ser aplicada nos mais diferentes cenários.

Nós estamos na Era da Economia Digital, e todos os processos organizacionais estão mais fluídos do que antes. As cervejarias estão imersas num fluxo de informações intenso, constante e mutável desde as regras do governo, até mesmo as formas de comércio e os modelos de negócios.

Um sistema de gestão integrada, é a base para promover uma cultura guiada e orientada por dados na cervejaria. Um sistema de gestão integrada que se adequa ao modelo do negócio da cervejaria, sendo capaz de armazenar os dados, fornecendo informação e conhecimento pertinentes, que auxiliam nas decisões a serem tomadas por todos os níveis hierárquicos da operação e da gestão, sendo fundamental para promover a inovação e garantir a competitividade no atual mundo dos negócios.

Criar e manter uma cultura guiada e orientada por dados, permeando os processos de ponta a ponta da cervejaria, é fundamental afim de reduzir custos, ampliar as margens e promover a inovação orientada ao cliente. Agora para irmos além, se faz necessário compartilhamos de forma ágil os dados com toda a cadeia de suprimentos, permitindo compartilhar dados como os de compras, estoques e finanças, ultrapassando os limites físicos da cervejaria.

A inovação na cervejaria passa por torná-la uma cervejaria Interconectada, que é aquela que procura melhorar a experiência de seus clientes. Faz com que seus colaboradores se sintam mais seguros engajados e produtivos. Atenda os seus clientes e satisfaça os seus colabores através de insights. Promove a gestão orientada a processos.

A inovação na cervejaria, é um desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade para a cervejaria se utilizar das mesmas tecnologias e inovações que anteriormente eram somente acessadas por grandes cervejarias, passando com isso ter a oportunidade de ser competitiva, lucrativa e sustentável em um mercado cada vez mais global, complexo e disruptivo.

Leia outros artigos do George Matias de Oliveira clicando aqui.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail