Siga nas redes sociais

Search

Follow the mentor: as habilidades dos que salvam vidas dos empreendedores

Foto: divulgação.

É louco imaginar quantas vezes você já pediu ajuda na sua jornada, considere aquele café sem compromisso que te abre uma luz, e foi um desses que entendi que precisava de um mentor, carinhosamente os chamo de “salva-vidas”.

Uma habilidade de olhar para você, em muitos momentos desesperado (exagero, mas perto disso) e com um papo sereno e sincero, você escuta, e de novo, te vem uma luz.

Considere ter um mentor ao seu redor, pessoas do seu círculo familiar, de amizade e até mesmo desconhecidos, o que vale aqui é o mentor te trazer o resultado que precisa, trazer outra visão que para você está nublado ainda, lembre-se, resultado, não pode ser um papo de bar, isso é bom também mas deixa para outra hora.

Tem uma frase do livro Desistir não é Opção, da Camila Farani:

“Com essa experiência aprendi uma lição que me acompanharia para sempre: é muito importante saber ouvir pessoas mais experientes do que nós, pois trata-se de algo extremamente enriquecedor”.

Em resumo direto eu entendi: Fecha a boca e abre o ouvido. Vou tirar duas palavras da frase, “ouvir” e “enriquecedor”.

Presta bem atenção nessas palavras e visualize o quanto elas são poderosas, deixa eu contar uma história rápida.

Estou eu em 2018 quando decidi por A mais B que iria contratar mais 2 pessoas técnicas para o time, era óbvio, demanda crescendo, eu tinha que focar em outras coisas. 

Aí meu querido mentor me perguntou como estava meu processo de comercial e marketing. “Tudo certo” respondi, sendo que não existia nada, pessoa, time e nem setor para essa área. 

Contratei as duas pessoas para o projeto e após 6 meses estava eu desligando elas. Estranhamente, eu me lembrei da pergunta dele nesse dia.

O mentor não vai colocar a mão na sua operação, não vai sentar do seu lado e resolver os problemas do seu cliente, ele vai sempre te fazer perguntas para você mesmo obter as respostas, exato, é uma bruxaria que funciona.

Só para fechar a minha história, depois que informei meu mentor sobre o desligamento dos 2 colaboradores, ele dá um tapinha no meu braço e diz: “Aproveita o budget do desligamento e contrata pessoas para o comercial e marketing”.

Entenderam o trabalho dele? Não estava nada certo o nosso comercial e marketing, e ele simplesmente fez uma pergunta que eu deveria ter falado, “Não temos, precisamos?”, mas como meu orgulho falou mais alto, um “tudo certo” estava ótimo para aquele momento.

Vamos lá, é muito difícil você mudar a sua percepção das coisas, mudar de opinião porque outra pessoa falou, sendo que você está convicto que aquilo é verdade, é muito difícil, não é fácil, mas é preciso. 

Bati muito a cabeça com algumas coisas que depois de um tempo aconteceram exatamente como o mentor falou, bizarro hein, esses caras tem uma bola de cristal, acho que é o segredo deles.

“Ouvir” e “enriquecer”, se eu estivesse dentro dessa visão, eu iria pensar melhor na minha tomada de decisão

Duas características importantes de um mentor, saber ouvir e fazer perguntas. Esse vai ser o maior trabalho dele.

Para você é importante ficar cravado na sua cabeça a resposta que o mentor precisa, e por isso ele te responde com outra pergunta, porque você fala a resposta, e quando você fala, você tira de dentro o óbvio e fixa na sua mente.

As habilidades que eles têm é incrível, considere ter um, esses mentores “salvam vidas”.

Leia outras colunas do Thiago da Silva clicando aqui.

Compartilhe

CEO da Towty Soluções e investidor-anjo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail