Follow the mentor: as habilidades dos que salvam vidas dos empreendedores

É louco imaginar quantas vezes você já pediu ajuda na sua jornada, considere aquele café sem compromisso que te abre uma luz, e foi um desses que entendi que precisava de um mentor, carinhosamente os chamo de “salva-vidas”.

Uma habilidade de olhar para você, em muitos momentos desesperado (exagero, mas perto disso) e com um papo sereno e sincero, você escuta, e de novo, te vem uma luz.

Considere ter um mentor ao seu redor, pessoas do seu círculo familiar, de amizade e até mesmo desconhecidos, o que vale aqui é o mentor te trazer o resultado que precisa, trazer outra visão que para você está nublado ainda, lembre-se, resultado, não pode ser um papo de bar, isso é bom também mas deixa para outra hora.

Tem uma frase do livro Desistir não é Opção, da Camila Farani:

“Com essa experiência aprendi uma lição que me acompanharia para sempre: é muito importante saber ouvir pessoas mais experientes do que nós, pois trata-se de algo extremamente enriquecedor”.

Em resumo direto eu entendi: Fecha a boca e abre o ouvido. Vou tirar duas palavras da frase, “ouvir” e “enriquecedor”.

Presta bem atenção nessas palavras e visualize o quanto elas são poderosas, deixa eu contar uma história rápida.

Estou eu em 2018 quando decidi por A mais B que iria contratar mais 2 pessoas técnicas para o time, era óbvio, demanda crescendo, eu tinha que focar em outras coisas. 

Aí meu querido mentor me perguntou como estava meu processo de comercial e marketing. “Tudo certo” respondi, sendo que não existia nada, pessoa, time e nem setor para essa área. 

Contratei as duas pessoas para o projeto e após 6 meses estava eu desligando elas. Estranhamente, eu me lembrei da pergunta dele nesse dia.

O mentor não vai colocar a mão na sua operação, não vai sentar do seu lado e resolver os problemas do seu cliente, ele vai sempre te fazer perguntas para você mesmo obter as respostas, exato, é uma bruxaria que funciona.

Só para fechar a minha história, depois que informei meu mentor sobre o desligamento dos 2 colaboradores, ele dá um tapinha no meu braço e diz: “Aproveita o budget do desligamento e contrata pessoas para o comercial e marketing”.

Entenderam o trabalho dele? Não estava nada certo o nosso comercial e marketing, e ele simplesmente fez uma pergunta que eu deveria ter falado, “Não temos, precisamos?”, mas como meu orgulho falou mais alto, um “tudo certo” estava ótimo para aquele momento.

Vamos lá, é muito difícil você mudar a sua percepção das coisas, mudar de opinião porque outra pessoa falou, sendo que você está convicto que aquilo é verdade, é muito difícil, não é fácil, mas é preciso. 

Bati muito a cabeça com algumas coisas que depois de um tempo aconteceram exatamente como o mentor falou, bizarro hein, esses caras tem uma bola de cristal, acho que é o segredo deles.

“Ouvir” e “enriquecer”, se eu estivesse dentro dessa visão, eu iria pensar melhor na minha tomada de decisão

Duas características importantes de um mentor, saber ouvir e fazer perguntas. Esse vai ser o maior trabalho dele.

Para você é importante ficar cravado na sua cabeça a resposta que o mentor precisa, e por isso ele te responde com outra pergunta, porque você fala a resposta, e quando você fala, você tira de dentro o óbvio e fixa na sua mente.

As habilidades que eles têm é incrível, considere ter um, esses mentores “salvam vidas”.

Leia outras colunas do Thiago da Silva clicando aqui.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais