Siga nas redes sociais

Search

Como você se comunica? Já percebeu se está indo bem ou mal?

Foto: divulgação.

A quem diga que pessoas que falam muito são comunicadoras, discordo, comunicação tem muito a ver com ouvir, já dizia o ditado: “você tem 2 ouvidos e 1 boca”, comunicação não tem nada a ver com ser “falador”, tem a ver com a mensagem que você precisa passar para o outro lado, a melhor forma de fazer isso é quando o outro lado entender!

Eu participei de muitos projetos de desenvolvimento de novos produtos para tecnologia, foram mais de 100 softwares diferentes construídos ao longo da jornada, é até engraçado, o maior grau de problemas encontrados nesses projetos foi a comunicação, uma falta de expectativa não atendida.

A comunicação é um caos, sempre foi, ter assertividade te poupa cabelos brancos como diz a minha mãe. Trouxe 5 dicas importantes que aprendi e testei ao longo dessa jornada de criação de novos projetos, deixando o meu time mais por dentro do produto, nossos parceiros sabendo dos principais objetivos e clientes com o cronograma e datas de entrega, bora lá!

Vai contra o que acabei de escrever, fale o que tem para falar, aqui a ideia é não deixar de falar ou esconder o que era para ter falado, aquele medo de obter a resposta da outra pessoa por expressar o que pensa, um desconforto de ser rejeitado, lembre-se, não é para sair soltando os cachorros, vá com calma e seja comunicativo, exemplo muito bom é quando você quebra um copo em casa e joga fora antes de ninguém ver, medo da consequência depois.

Quando eu falo direto ao ponto é exatamente o famoso 8-80 ou o também utilizado pá-pum. Para de contar todo aquele story telem, o detalhe do detalhe, PARA com isso! O tempo é precioso, retire gírias como ééé…, né, então. O silêncio é lindo de escutar, deixe a pausa aparecer, alinhe seus pensamentos nesse exato momento, a direção da conversa toma outro rumo.

Antes mesmo de já ir abrindo a boca ou começar a gesticular, ouvir antes de falar tem a ver com ler e aprender com o ambiente, olhe ao seu redor para entender se realmente é o momento de você já ir falando. Não quero aqui tirar a sua razão que provavelmente você está certo em falar, mas lembra que ouvir também está na comunicação, é difícil, mas tem que ser feita, exercite seu ouvido e deixe a outra pessoa te contar mais, e aqui já aproveita e também alinhar suas ideias.

Você talvez não saiba, mas os problemas podem ser evitados com mais perguntas, que provavelmente você teve receio de perguntar por medo que alguma coisa acontecesse, é normal, mas pode ser treinado também. Aqui o ego bate, medo de ser rejeitado por uma pergunta não tão esperta, comece com perguntas suaves, sobre como está o seu dia, o que fez no final de semana, assim você cria coragem e segurança para uma pergunta que você julgue ser “burra”. Aqui um disclaimer: Não existem perguntas “burras”.

Considero esse o mais importante, seu tom de voz, sensacional essa hein, nada adianta querer berrar dentro de uma biblioteca, como não vai ter efeito você sussurrar dentro de um show de rock. O seu tom de voz dita o quanto a sua comunicação precisa daquele momento ser eficiente, e o mais legal de tudo, é que se você sentir que precisa elevar ou diminuir, é só fazer isso no meio da conversa, você vai chamar a atenção da outra pessoa nesses dois momentos.

E o interessante desse processo de comunicação, é conseguir levar esses ensinamentos para dentro do Investimento Anjo, uma conversa clara e limpa com o empreendedor agiliza o tempo de tudo para o investimento, quando tudo está esclarecido entre as partes, não existem dúvidas, mas certezas.

Treine no espelho ou falando com seu amigo imaginário, vai te ajudar 🙂

Compartilhe

CEO da Towty Soluções e investidor-anjo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail