Siga nas redes sociais

Search

Área Central cria plataforma de gestão e compras conjuntas para franquias

Foto: divulgação

Pioneira em plataformas de gestão e compras conjuntas para redes associativas e centrais de negócios, a Área Central anuncia oficialmente a sua entrada no mercado de soluções tecnológicas para redes de franquias.

Com a estruturação comercial e validação do novo nicho de mercado, a empresa está em fase de captação de clientes e, até o início de setembro,  já fechou contrato com pelo menos 7 redes de franquias no Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás, para o uso da sua plataforma de gestão e módulo de compras conjuntas.

Com sede em Rio do Sul, a empresa mapeou o segmento de franchising como estratégico para a expansão da companhia, que, hoje fornece plataformas de gerenciamento para 212 redes associativas, com mais de 15 mil empresas ativas no Brasil.

Em 10 anos de atividade, a empresa de tecnologia já movimentou mais de R$ 320 bilhões em transações de compras realizadas por redes associativas dentro de sua plataforma de gestão, além de um crescimento de tamanho multiplicado em 900 vezes entre 2012 e 2022.

De acordo com Jonatan Costa, fundador e CEO da Área Central, a decisão de investir numa nova vertical de negócios focada no franchising surgiu a partir de um dos sócios da companhia, Hugo Fabiano Cordeiro (CEO da BRCondos S/A e da HFPX Capital), que já reunia ampla expertise no segmento de franquias. Outro diferencial que pesou na inclusão do serviço foi o fato de o modelo de negócios dessas operações ser muito semelhante ao das redes e centrais de negócios já atendidos pela scale-up.

“Até então tínhamos dificuldade de encontrar novas contas com perfil semelhante a nossa atual persona, pensando na plataforma de gestão. Com as tentativas de alavancar a aceleradora, que fornece as Centrais de Negócios, mentoria, capacitação, networking e uma metodologia de aceleração — percebemos que as compras conjuntas poderiam servir como pitch para tentar entrar no universo das franquias novamente”, afirma.

Foi então que levantou-se novamente a bandeira das franquias como área estratégica para novos negócios, por meio de uma nova abordagem.

“O Brasil tem cerca de 3 mil franquias. Nem todas as franquias operam com um modelo de negócio que comporte as compras conjuntas, mas nosso sistema está apto a agregar valor e tem potencial de negócio para cerca de mil contas ativas neste segmento hoje em território nacional”, estima.

De acordo com o empresário, as principais demandas deste mercado que a Área Central passa a atuar estão relacionadas com a captura de informações relevantes de compra das unidades franqueadas de forma automática, uma das principais dores neste segmento.

“Franquias que trabalham com um mix grande de produtos, têm necessidades recorrentes de compra destes itens, os franqueados são responsáveis por fazer as compras de forma individual, não trabalham com um ERP único em todas as unidades, não utilizam um operador logístico. Nós teremos capacidade de fornecer informação de compra em tempo real e proporcionar facilidade na gestão e nos processos utilizados por essas redes”, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail