Siga nas redes sociais

Search

Como nasceu a Catarinense Congelados, considerada a melhor operação da Froneri no BR

Foto: divulgação.

Foi na infância, que o empresário catarinense Paulo Sabatke Filho, 71 anos, mostrou que queria ser um empreendedor de sucesso. De família humilde, ainda criança, aos 12 anos de idade, resolveu vender picolés para ajudar na renda da família. Na época, morava na cidade de Mafra. Durante a juventude e início da fase adulta, encarou outros desafios profissionais como vendedor e prospector de vendas de uma das maiores marcas de sorvete do Brasil na época, a Gelato.

Casou-se com Zélia Aparecida Grittem Farias, teve 3 filhos (Joice, Paulo e Renato). Quando teve a oportunidade de empreender, a família mudou-se de Curitiba, no Paraná, para Santa Catarina. Com os filhos pequenos no colo, o casal começou a construir a história da Catarinense Congelados, em 1986.  

A primeira sede foi instalada em Blumenau, porém, pouco tempo depois, Itajaí foi a escolhida para receber a empresa. A busca era por uma localização que auxiliasse na distribuição dos produtos. Já são 36 anos de negócio, fazendo a distribuição de sorvetes para a mesma empresa.   

Por 20 anos, o endereço da empresa, que faz a distribuição de sorvete de marcas líderes no mercado para todo o estado, foi a Beira Rio, bem próxima ao Centreventos da cidade.

“Depois desse período, conseguimos adquirir um terreno com 3.500 m2 e construímos a nossa sede própria, que tem 900 m2. Neste local temos o escritório, armazenamos os produtos e distribuímos para todas as regiões do etado”, explica o empresário.  

A vida de empreendedor é feita de conquistas, desafios,  planos e muito planejamento, inclusive, este último é um dos segredos de sucesso.

Há cerca de 15 anos, com a ajuda do professor Félix Theiss, deu-se início a sucessão familiar e, atualmente, a empresa é comandada pelos filhos Joice e Paulo.

A determinação, a perseverança e a habilidade do menino comunicativo e com a vontade de crescer se uniram à paixão pelo empreendedorismo. Prestes a completar 40 anos, a empresa é uma referência no ramo da distribuição e armazenagem de sorvetes.

Hoje, é considerada a melhor operação do Brasil da Froneri, empresa multinacional líder de sorvetes no país (Nestlé, Lacta, Garoto, Fini e Nobrelli), entre 42 operações no Brasil, atende mais de 1.600 clientes em Santa Catarina e emprega 60 colaboradores.  

“Primeiro, ser leal em tudo. Segundo, ser persistente e não desistir no primeiro obstáculo. Terceiro, conviver com pessoas que possuem o mesmo princípio de vencer na vida e buscar a conciliação da franqueza, no fazer bem feito e na estabilidade familiar. Quarto, é saber viver em comunidade, enfrentando as dificuldades quando elas aparecerem. Quinto, Fé em Deus e sexto buscar a continuidade do trabalho através dos nossos filhos. O tempo provou a eles que ser sorveteiro é o melhor negócio”, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail