Siga nas redes sociais

Search

COP 27: SC é o quarto estado do Brasil que mais reduziu o desmatamento

Foto: carina furlanetto/AdobeStock

A participação de Santa Catarina na COP 27, no Egito, levou ao mundo um dado positivo: o estado é o quarto do Brasil que mais reduziu as taxas de desmatamento, revertendo um quadro que era negativo até poucos anos atrás.

De 2020 para 2021, a área desmatada por ano reduziu 15%, de 1.747 hectares para 1.489 hectares, enquanto 20 estados brasileiros tiveram aumento.

“Nossos dados são do MapBiomas, um programa nacional que faz monitoramento dos principais biomas do Brasil. Em períodos recentes tivemos o destaque do nosso estado era bastante negativo. No último relatório, ficamos entre os quatro que mais reduziram o desmatamento”, detalha o secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, que integra a comitiva catarinense na COP 27.

Na avaliação do secretário, a melhora é resultado direto da forma como o governo estadual passou a integrar mais os principais órgãos ambientais, com a Polícia Militar Ambiental na fiscalização e educação, o IMA na fiscalização e no licenciamento e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, criada em 2019, na formatação de políticas públicas.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail