Siga nas redes sociais

Search

Vamos falar de planejamento?

Foto: divulgação.

2022 já vai dando os últimos suspiros. Um ano de milhões ou de centavos? Bem ou mal, nosso ano vai chegando ao fim e falar de planejamento é indispensável nesse momento.

Ainda que tonteados com as incertezas políticas, precisamos mirar nos novos passos e alinhar os objetivos da empresa para os próximos meses.

O primeiro passo é entender a importância de ter um planejamento que oriente a rota da empresa. Direcionar uma equipe multidisciplinar que possa alinhar e conectar metas, investimentos, despesas, processos, pessoas e prazos é primordial para listar as ações que levarão a empresa ao encontro dos objetivos de curto, médio e longo prazo.

O movimento do mercado e do ecossistema de business que estamos inseridos está acelerado e portanto, embora o planejamento costume ser feito para pelo menos 12 meses, atualmente já se fala muito sobre a importância de recalcular a rota trimestralmente.

Micro tarefas com rápidos movimentos nos mantém atentos as exigências do mercado e devem ser tratados como pontos estratégicos para combater a procrastinação das ações do planejamento que muitas vezes frustram e desmotivam a equipe pela demora em observar os resultados.

Dar bandeira branca para a inovação também é um fator inteligente para estar vivo no mundo dos negócios. Você já se questionou se há ações de inovação embutidas no dia a dia da empresa? Sabia que ela pode ser um dos grandes diferenciais em breve!

Outro fator que gera diferencial competitivo e marketing estratégico pode ser a internacionalização. Sua empresa já decidiu o caminho do próximo ano? Que tal incorporar aos planos da empresa a oportunidade de se tornar global?

É preciso buscar possibilidade de diferenciação e inovação para gerar crescimento em um momento tão desafiador para a história do Brasil. A internacionalização pode ser uma opção para diversificar mercados, riscos e potencializar sua marca até mesmo no mercado nacional.

Nessa desordem mundial de guerra, pandemia, países em declínio econômico, e uma turbulenta oposição aquecida entre esquerda e direita, ter a visão de reorganizar o modelo de negócio da sua empresa pode ser uma saída estratégica para se antecipar e se manter competitivo.

A empresa que prevê em seu planejamento estratégico um objetivo claro de inovação e internacionalização somados a implementação da cultura global tende a capturar resultados promissores.

Vamos em frente, 2023 já vai começar!

Leia outras colunas da Sheyla Patrícia Pereira clicando aqui.

Compartilhe

Sócia e diretora executiva Father Estratégias Internacionais.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail