Siga nas redes sociais

Search

Quero exportar e importar: por onde começo?

Foto: divulgação.

Como mercado local, o Brasil enfrenta desafios, como a alta inflação, a taxa de desemprego ainda elevada e uma grande instabilidade política. Nesse cenário, é importante que as empresas avaliem cuidadosamente os aspectos econômico e as tendências de consumo, buscando adaptar suas estratégias de acordo com as mudanças do ambiente externo e avaliando as possibilidades de ampliar o público-alvo dos seus produtos e serviços, assim como a rede de fornecedores.

É como forma de driblar uma situação interna pouco favorável que a atuação no comércio exterior se torna uma alternativa à sustentabilidade dos negócios nacionais. Mais do que isso: é uma forma de garantir a perenidade de empreendimentos, reforçando, inclusive, a competitividade no mercado local.  

Com base na vivência de mais de 25 anos no comércio exterior e conhecendo o comportamento das transações internacionais, a Father desenvolveu uma metodologia de planejamento e estratégias para possibilitar sua atuação no mercado global. Essa metodologia tem como objetivo ajudar empresas de todos os portes a estruturarem estratégias eficazes de lançamento de produtos e serviços fora do país.

O trabalho envolve várias etapas, que visam a identificar oportunidades de mercado, entender o público-alvo, definir o posicionamento e a proposta de valor da empresa e desenvolver a melhor estratégia para o negócio. Abaixo segue um resumo da estratégia:

– Análise do mercado e do público-alvo: nessa etapa, realizamos uma análise do mercado em que a empresa atua, identificando oportunidades e tendências. Também é feita uma análise do público-alvo, definindo seus perfis e necessidades.

– Definição do posicionamento e da proposta de valor: com base na análise do mercado e do público-alvo, nós, juntamente com a empresa, destacamos os benefícios que seus produtos ou serviços oferecem para o mercado global e, assim, validamos o posicionamento e proposta de valor da marca.

– Desenvolvimento da estratégia de marketing e vendas: nessa etapa, a empresa valida as estratégias de marketing e vendas que foram sugeridas com base nos estudos e que serão utilizadas para lançar o produto ou serviço no mercado, considerando canais de distribuição, preço, comunicação e promoção.

– Implementação da estratégia: após a definição, é feita a implementação das ações e o início da prospecção.

– Monitoramento e avaliação dos resultados: por fim, a empresa realiza o monitoramento e a avaliação dos resultados obtidos, identificando oportunidades de melhoria e ajustando a estratégia de acordo com os resultados.

A Father Estratégias Internacionais acompanha o processo de internacionalização do início ao próximo passo. Expandindo suas atividades através das fronteiras, sempre haverá um novo caminho a ser desbravado. O comércio internacional tem inúmeras oportunidades, benefícios, clientes e fornecedores esperando para encontrar você, empreendedor disposto a desbravar novos horizontes e subir um degrau no processo evolutivo do seu negócio.

Compartilhe

Sócia e diretora executiva Father Estratégias Internacionais.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail