Siga nas redes sociais

Search

Você está atento aos business trends mundiais?

Foto: divulgação.

O mercado global deixou de ser visto apenas como tendência de moda. Existem inúmeras tendências de gestão de empresas que podem ser observadas e aplicadas para sair na frente da concorrência. Quando estamos atentos ao mercado global, nos permitimos desenvolver uma estratégia mais responsiva para atuação e nos adaptamos de maneira mais prática e antecipada diante dos obstáculos.

Se o seu negócio alcançou o sucesso, é importante entender que as circunstâncias do passado que favoreceram o resultado atual possivelmente não serão as mesmas em três ou cinco anos.

Os acontecimentos mundiais dos últimos três anos – como a guerra da Ucrânia, uma pandemia, crise política na América Latina e morte da Rainha Elizabeth, por exemplo – seguramente mudaram o rumo da história e de toda a forma de consumo e logística mundial.

Ao que tudo indica, estar de olho em assuntos como transformação digital acelerada, Inteligência Artificial e busca por autossuficiência mudando os rumos logísticos e a cadeia de suprimentos do mundo serão importantes a serem debatidos para planejar os próximos passos de qualquer negócio.

Estes pontos atingem diversos segmentos empresariais daqui para frente.

O mundo irá buscar por parcerias mais regionalizadas e com menor risco de impacto futuro por condições externas. Empresas mudarão o perfil de compra – se antes estava com olhar voltado para Ásia, agora se preparam para outros imprevistos e impactos no abastecimento de seus estoques. Dificilmente uma empresa não terá sido impactada com falta de algum tipo de matéria-prima desde 2020. E isso impacta diretamente no volume de vendas e, por consequência, no caixa e no crescimento do negócio. O mundo estará de olho em fornecedores alternativos.

O Global Risks Report de 2022, elaborado pelo World Economic Forum, apontou o colapso em cadeias sistematicamente importantes como um dos principais riscos da próxima década. O relatório ainda sinaliza que existem outros riscos como, por exemplo, desastres naturais, confrontos geopolíticos e conflitos sociais que acabam provocando fortes instabilidades no abastecimento de suprimentos global.  

Outro fator importante que as tendências globais nos trazem são os hábitos de consumo das gerações que passam a integrar o poder aquisitivo na sociedade, ou seja, quem estará no mercado de trabalho nos próximos anos.

A tecnologia possibilitou um contato com hábitos do mundo inteiro influenciando o círculo de convívio e ampliando a discussão social e ambiental, a cultura, a moda, tipos de alimentos, questões emocionais e financeiras.

Esse fator nos mostra a importância de estarmos atentos ao criar um novo produto ou um novo serviço.

Os “Ps” (Preço, praça, produto e promoção) de Kotler podem e devem orientar o caminho, porém, cada vez mais uma gestão que queira ter visão internacional precisa trazer para as análises estratégicas do negócio o P de pessoas e o P de propósito, o C de consumo, o E de experiência etc. Nenhum plano de negócio se prolonga ou se concretiza sem que haja um olhar para o desejo do consumo e a experiência que envolve a decisão do consumidor. O consumidor local não é mais só influenciado pelas tendências nacionais – ele quer experimentar novas formas de vida, de lazer, de consumo que são vistas diariamente ao scrollar a tela.

E você? Está atento aos “Business Trends” mundiais?

Compartilhe

Sócia e diretora executiva Father Estratégias Internacionais.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail