Siga nas redes sociais

Search

Novembro Azul: 6 dicas de endomarketing que favorecem o clima organizacional

Foto: divulgação.

A campanha do Novembro Azul é uma das mais importantes para serem trabalhadas nas empresas. Ela incentiva os colaboradores a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento do câncer de próstata e pensando nisso a Progic, empresa de comunicação interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, compartilha ideias de ações de endomarketing voltadas a este mês.

O objetivo é alertar que o exame de toque retal ou PSA (Enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata) são importantíssimos na luta contra o câncer.

A conscientização é o maior objetivo promovido dentro da empresa, a campanha estimula o conhecimento da causa, educa os colaboradores sobre exames e tratamento, demonstra preocupação com os seus funcionários e também reforça adesão para uma causa mundialmente conhecida.

Veja algumas ideias propostas por Eric Vazzoler, gerente de marketing da empresa, sobre comportamentos que conscientizam e beneficiam o clima organizacional nas empresas no mês da campanha.

1. Cartilha do conhecimento

A ideia é que seja distribuída aos colaboradores uma cartilha com informações básicas sobre o câncer de próstata e da campanha, junto com a cartilha, é possível entregar um laço azul, símbolo da ação, para todos usarem nas camisetas, bolsas e afins.

 2. Palestra com profissional

Que tal convidar um profissional da área da saúde para falar sobre o câncer de próstata aos colaboradores? Essa iniciativa, pode ocorrer também para abordar o tema de um modo mais descontraído, escolhendo um profissional da comédia, por exemplo, para realizar um stand-up com a temática na empresa. Use a criatividade para engajar os colaboradores!  

3. Coffee Break

Promover um café da manhã ou lanche da tarde para reforçar a importância do Novembro Azul na empresa também pode ser uma forma criativa de trabalhar com essa campanha de endomarketing, só não esqueça do foco: falar sobre formas de evitar o câncer de próstata.

Para o home office: durante o isolamento social, causado pela pandemia do Covid-19, uma solução adotada por algumas empresas foi de encaminhar para a casa de seus colaboradores kits de festa para comemorarem datas importantes e o mesmo pode acontecer neste mês, o kit festa pode conter balões azuis, guloseimas e um bigodinho no palito, por exemplo.

4. Decoração especial

Tenha ideias criativas para o mês e decore o ambiente de trabalho com elementos que remetam a cor tema da campanha, enfeite com balões, fitas, cartazes. é possível mudar o wallpaper dos computadores para uma arte sobre prevenção do câncer de próstata.

5. Eventos esportivos

Estimule o esporte entre os colaboradores através de atividades físicas em prol do Novembro Azul promovidas pela empresa, pode ser um passeio de ciclismo, corrida ou até mesmo caminhada com os pets.

Todos os itens citados acima impactam diretamente na conscientização e no clima da empresa,  pessoas que trabalham satisfeitas e felizes com o ambiente onde passam a maior parte do dia, tendem a ter melhor performance e serem mais engajadas com as ações corporativas.

6. Cursos Gratuitos

Para continuar a conscientizar e incentivar seus colaboradores, uma opção é divulgar cursos gratuitos que tenham essa temática como pauta.  Um exemplo disso, é o curso Novembro Azul: Masculinidade e Saúde, disponibilizado gratuitamente na plataforma Leveduca, como uma ação que busca tranquilizar e educar homens,  por meio de uma conversa com um psicólogo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail