Siga nas redes sociais

Search

Número de alunos EAD supera os do presencial em Blumenau

Foto: kucherav/AdobeStock

De acordo com o recém divulgado Censo MEC 2021, Blumenau possui 43 instituições de ensino superior, sendo 35 na modalidade EAD e 8 na modalidade presencial.

O total de alunos matriculados no ensino superior na cidade é de 25.702, sendo 14.103 da modalidade EAD e 11.599 estudantes do ensino presencial.

De 2017 até o ano passado, houve um crescimento de 55,4% no número de matrículas na modalidade EAD e queda de 28,7% no número de matrículas na modalidade presencial, seguindo a tendência nacional onde o número de estudantes EAD já superou os do ensino presencial.

Entre 2017 e 2021, 19.305 pessoas se formaram no ensino superior em Blumenau. Há ainda na cidade, 11.999 pessoas que são estudantes do ensino médio.

Atualmente, a Unicesumar se destaca com quase 5 mil alunos matriculados na região, sendo a universidade que mais cresceu durante o período na cidade.

Para Adriano Albano, diretor da Unicesumar de Blumenau, o crescimento da EAD deve-se ao fato de que, impulsionados também pela pandemia, as pessoas passaram a conhecer mais a fundo os benefícios da educação digital, bem como a sua qualidade de ensino.

Hoje, no EAD da Unicesumar, há inclusive aulas em laboratórios práticos para os cursos da metodologia híbrida, lançada pela instituição no Brasil há 5 anos, que hoje é considerada modelo.

Para acompanhar as tendências de crescimento e atender a todos os setores, a Unicesumar acaba de lançar 26 novos cursos superiores, passando a ampliar também a oferta de cursos híbridos com mais de 20 cursos com laboratórios práticos de última geração.

Os cursos com laboratórios no polo são: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Radiologia e Terapia Ocupacional da área de saúde, Estética e Cosmética, Podologia e Terapias Integrativas e Complementares, da área de Bem-estar, e Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Engenharia da Produção, Engenharia Ambiental, Agronomia, Automação Industrial, Manutenção Industrial, Energias Renováveis e sistemas Construtivos Sustentáveis e Inovadores, da área de Engenharia.

Respeitando a vocação da região, passa ainda a ofertar uma gama maior de opções de cursos das áreas de tecnologia, tais como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é o mais procurado da região, além de Engenharia de Software, Sistemas para Internet, Gestão de TI, Rede de Computadores, Jogos Digitais, Ciência de Dados e Análise de Comportamento, Mídias Digitais, Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Gestão e-commerce e Cibersegurança.

Outros cursos completam a lista, tais como os 15 cursos de licenciatura, entre outros, totalizando 110 cursos superiores oferecidos, todos com turmas garantidas.

O portfólio de cursos de pós-graduação também aumenta para 113 opções. Vale lembrar que hoje, o Grupo Vitru, proprietária da marca Unicesumar detém 24% de participação no mercado de pós-graduação no país.

Para finalizar, a Unicesumar lança ainda mais 60 cursos profissionalizantes para capacitações de início de carreira, mais uma oportunidade de qualificação lançada pela instituição.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail