Número de alunos EAD supera os do presencial em Blumenau

De acordo com o recém divulgado Censo MEC 2021, Blumenau possui 43 instituições de ensino superior, sendo 35 na modalidade EAD e 8 na modalidade presencial.

O total de alunos matriculados no ensino superior na cidade é de 25.702, sendo 14.103 da modalidade EAD e 11.599 estudantes do ensino presencial.

De 2017 até o ano passado, houve um crescimento de 55,4% no número de matrículas na modalidade EAD e queda de 28,7% no número de matrículas na modalidade presencial, seguindo a tendência nacional onde o número de estudantes EAD já superou os do ensino presencial.

Entre 2017 e 2021, 19.305 pessoas se formaram no ensino superior em Blumenau. Há ainda na cidade, 11.999 pessoas que são estudantes do ensino médio.

Atualmente, a Unicesumar se destaca com quase 5 mil alunos matriculados na região, sendo a universidade que mais cresceu durante o período na cidade.

Para Adriano Albano, diretor da Unicesumar de Blumenau, o crescimento da EAD deve-se ao fato de que, impulsionados também pela pandemia, as pessoas passaram a conhecer mais a fundo os benefícios da educação digital, bem como a sua qualidade de ensino.

Hoje, no EAD da Unicesumar, há inclusive aulas em laboratórios práticos para os cursos da metodologia híbrida, lançada pela instituição no Brasil há 5 anos, que hoje é considerada modelo.

Para acompanhar as tendências de crescimento e atender a todos os setores, a Unicesumar acaba de lançar 26 novos cursos superiores, passando a ampliar também a oferta de cursos híbridos com mais de 20 cursos com laboratórios práticos de última geração.

Os cursos com laboratórios no polo são: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Radiologia e Terapia Ocupacional da área de saúde, Estética e Cosmética, Podologia e Terapias Integrativas e Complementares, da área de Bem-estar, e Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Engenharia da Produção, Engenharia Ambiental, Agronomia, Automação Industrial, Manutenção Industrial, Energias Renováveis e sistemas Construtivos Sustentáveis e Inovadores, da área de Engenharia.

Respeitando a vocação da região, passa ainda a ofertar uma gama maior de opções de cursos das áreas de tecnologia, tais como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é o mais procurado da região, além de Engenharia de Software, Sistemas para Internet, Gestão de TI, Rede de Computadores, Jogos Digitais, Ciência de Dados e Análise de Comportamento, Mídias Digitais, Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Gestão e-commerce e Cibersegurança.

Outros cursos completam a lista, tais como os 15 cursos de licenciatura, entre outros, totalizando 110 cursos superiores oferecidos, todos com turmas garantidas.

O portfólio de cursos de pós-graduação também aumenta para 113 opções. Vale lembrar que hoje, o Grupo Vitru, proprietária da marca Unicesumar detém 24% de participação no mercado de pós-graduação no país.

Para finalizar, a Unicesumar lança ainda mais 60 cursos profissionalizantes para capacitações de início de carreira, mais uma oportunidade de qualificação lançada pela instituição.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais