Siga nas redes sociais

Search

SC é o 8º estado que mais exporta para a Croácia

Foto: superbbs/AdobeStock

Nesta sexta-feira, dia 9, a Seleção Brasileira entra em campo a partir das 12h, para enfrentar a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo, no Catar.

De acordo com análise do Observatório FIESC, as relações comerciais são positivas com Santa Catarina, principalmente na pauta exportadora, sendo o 8º estado que mais vende para o país europeu.

O valor total exportado para a Croácia de janeiro a novembro deste ano atingiu a marca de US$ 2,9 milhões.

Os principais produtos são as máquinas para trabalhar madeira, que no ano passado representavam 21% dos embarques catarinenses para o país, neste ano aumentaram para 33%. O papel kraft também aumentou do ano passado até agora, passando de 11% para 22%.

“No setor de equipamentos elétricos, exportamos 22% em itens relacionados à produção de energia elétrica, como aparelhos de conexão de circuitos elétricos, condutores, resistências e acessórios elétricos. Todo esse cenário demonstra a força dessa relação comercial com a Croácia”, destacou a economista do Observatório FIESC, Mariana Guedes.

Na pauta importadora, de janeiro a novembro, os principais produtos importados por Santa Catarina da Croácia são as pistolas, com participação de quase 70%. O setor de metalmecânica e metalurgia teve 73% de participação nas importações. Pode-se destacar também o aumento das compras de dispositivos elétricos para motores (415%) e de aparelhos osciloscópios, usados para medir sinais eletrônicos, que aumentaram 101% em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail