Siga nas redes sociais

Search

4 desafios para PMEs superarem em 2023

Foto: sodawhiskey/AdobeStock

Acelerar o faturamento de micro, pequenas e médias empresas brasileiras em um mercado competitivo permanece sendo um dos desafios de 2023. Inovar, se adaptar às novas tecnologias e comportamentos do consumidor e colaboradores continua sendo prioridade entre organizações desse porte para se manterem firmes no mercado. É o que percebem especialistas do setor de tecnologia que atuam no mercado B2B. 

Para o próximo ano, pequenos e médios empresários devem focar em incluir meios de pagamento digitais, fazer a gestão do trabalho híbrido, usar dados de forma segura para fidelizar clientes e seguir as regras da LGPD. 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Para Wagner Mueller, head de Varejo da Zucchetti no Brasil, o processo de digitalização é um grande desafio para o micro e pequeno varejo. Nos últimos anos, a inovação teve um impacto importante nesse setor, principalmente durante a pandemia: a implantação de novos meios eletrônicos de pagamento e a criação do PIX, foram alguns serviços e processos que se tornaram digitais trazendo uma nova realidade para os varejistas. 

Ele afirma que o desafio da Zucchetti, como empresa de tecnologia, é entregar toda essa evolução para os pequenos varejos, que muitas vezes não têm acesso, de forma clara, prática e segura com ferramentas que sejam intuitivas e simples de lidar no dia a dia. 

TRABALHO HÍBRIDO

Não foram só as grandes companhias que aderiram ao trabalho híbrido: o modelo ganhou espaço entre empresas de todos os portes e setores, de acordo com Mário Verdi, CEO da Deskbee, plataforma de gestão do workplace especializada no modelo híbrido:

De acordo com o empresário, 10% dos clientes da Deskbee, hoje, já são empresas com até 200 colaboradores. Ele destaca também que, na migração para o modelo, as médias e pequenas empresas enfrentam os mesmos desafios das grandes corporações, mesmo que em menor escala.

Contar com a ajuda da tecnologia é um passo importante, pois a adoção de um software de gestão específico é válida para todas as organizações, independentemente do tamanho.

CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES

No marketing, construir comunidades e fidelizar clientes são estratégias para conseguir mais resultado com menos investimento para PMEs que atuam no e-commerce. Para isso, Pedro Paranhos, gerente de marketing LATAM da edrone, recomenda focar na experiência do cliente com uso da automação do marketing para manter uma comunicação personalizada:

Segundo ele,  priorizar a satisfação do cliente resultará em mais vendas ao longo do tempo:

LGPD

Já no setor financeiro, um dos maiores desafios enfrentados este ano foi a adequação aos avanços da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O tratamento das informações pessoais dos consumidores exigiu atenção e investimento dos empresários.

Para Marília Raposo Vieira, Mestre em Ciências Jurídicas e Data Protection Officer (DPO) na CashWay, techfin que atende instituições financeiras e de pagamento, é preciso investimento para garantir a segurança e a privacidade dos dados dos clientes:

A especialista explica que a mudança de mentalidade é difícil, porque essa é uma questão que no passado não exigia tanta preocupação, mas o avanço da cultura hiperconectada tornou a atenção para a proteção de dados uma exigência. A dica é que os empresários procurem uma consultoria especializada na área.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail