Siga nas redes sociais

Search

Automatizar processos pode oferecer até três meses de payback

Crédito da foto: Daniel Zimmermann

Para crescer no mercado de forma sustentável muitas empresas têm procurado investir em sistemas de gestão e na automatização de processos. 

Consequentemente, ao se fazer um grande investimento em projetos de melhoria, espera-se um retorno financeiro rápido.

De acordo com uma pesquisa da Brasscom, estima-se que no ano passado foram investidos mais de R$ 345 bilhões somente na área de tecnologia, principalmente em big data, armazenamento na nuvem e a famosa internet das coisas (IoT).

É importante lembrar que dependendo de onde é investido o retorno financeiro pode ser rápido. Na automatização de processos, por exemplo, o payback pode ocorrer em até três meses.

Isso porque a automatização de projetos permite que a equipe seja direcionada para serviços de maior valor como atendimento e análise, além de reduzir erros, ela possibilita a diminuição das não conformidades, aumentando consequentemente a satisfação do cliente.

Outros investimentos que garantem payback rápido são os softwares para gestão em SaaS, pois reduzem os gastos com servidores, acompanhando o crescimento da empresa de forma escalável.

EXEMPLO DE PAYBACK RÁPIDO

Um software de gestão pode otimizar o planejamento e desenvolvimento de uma empresa, além de deixar os processos mais rápidos e eficientes.

A Ellevo, por exemplo, tem investido na gestão através da Plataforma Ellevo, que além de robusta, é cheia de funcionalidades para gestão de atendimento, automatização de processos, help desk, service desk e Centro de Serviços Compartilhados. 

Outro ponto de investimento eficaz que gera um rápido payback é o Ellevo Next, pois reúne soluções para help desk e service desk, permitindo a automação dos processos, além de facilitar o atendimento ao cliente interno e externo, contribuindo para melhoria contínua das rotinas da empresa e automatizando todas as atividades empresariais internas.  

COMO CALCULAR O PAYBACK

O payback é uma estimativa de quanto tempo irá levar para o gestor recuperar seu investimento inicial e para calculá-lo, consideram-se todos os custos e  valor médio por mês do fluxo de caixa. O prazo de retorno sempre será o investimento inicial dividido pelo resultado médio do fluxo de caixa.

Então, pode-se afirmar que ele é um indicador importante para calcular o tempo de retorno de um investimento em um projeto.

Calcular o payback fornece diversos insights sobre o grau de liquidez e de risco do projeto, além de aumentar  a segurança dos negócios da empresa.

Leia outros artigos da Irene da Silva clicando aqui.

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail