Pouco temos a fazer com o dia de hoje, exceto vive-lo e, enquanto vivemos, construir o futuro.
Ano duro para economia. Instabilidade política. Deteriorização do meio ambiente. Apesar disso, as pessoas estão mostrando resiliência, inovação e encarando o difícil embarque neste ano.
O estresse dos últimos anos reduziu o poder de controle das emoções dos indivíduos, e agora, as marcas precisam estar ainda mais atentas para serem vistas como experiências possíveis e verdadeiras, e não uma busca vazia e descontrolada por venda e crescimento a qualquer custo.
Ao que tudo indica, é dado início a uma real fase empática entre marcas e pessoas onde a venda estará muito mais ligada a experiência que irá causar e quanto ela está verdadeiramente atenta a necessidade emocional do cliente e claro, como visto na NRF, do colaborador.
Um dos fatores da experiência do colaborador ter sido um dos grandes destaques das palestras da NRF 2023, sendo pauta em 90% das falas de grandes CEO, (Target, PepsiCo, Mango, American Eagles, etc) é justamente a preocupação em não passar uma uma nova onda de resignação. Foram milhares de colaboradores que desistiram do ambiente de trabalho por não terem uma experiência adequada nos anos de 2021 e 2022.
Os negócios estão trazendo a responsabilidade sobre inteligência emocional e saúde mental. E essas tem sido ações para as missões das marcas e Negocios para os próximos anos.
As principais marcas mundiais agora passam a ter uma preocupação em serem também “marcas saudáveis”. Health Brand!
Tudo isso demonstra uma nova porta sendo aberta que revolucionará a forma como as marcas e os clientes irão interagir entre eles, focando em experiência e serviço.
Um outro fator é uma onda de artesãos. Essa onda também vem pós pandemia e seguida da onda da Grande Resignação.
Ao considerar que produzindo de forma artesanal seu próprio produto, com investimento reduzido, eles passam a ser donos do seu próprio negócio e com uma condição de vida pré definida e controlada por eles.
As marcas tem um grande desafio aqui, mas também e principalmente um papel muito importante. Se bem conduzidas, as estratégias tendem a ditar uma nova forma de relacionamento com o consumidor, mais empática e propositiva.
A NRF 2023 destaca a importância da adaptação e do pensamento criativo para as empresas de comércio para sobreviver e prosperar. Isso inclui a capacidade de se adaptar às mudanças rápidas na tecnologia e nas preferências do consumidor, bem como a capacidade de se diferenciar da concorrência através de ofertas exclusivas e experiências de compra personalizadas.
Além disso, é importante que as empresas estejam sempre preparadas para aproveitar as novas oportunidades de negócios e sejam capazes de se adaptar rapidamente às mudanças.
Por fim, o destaque de janeiro que deve perdurar na lembrança pelos próximos meses é a importância de participar de uma feira como a NRF.
Voltada inicialmente para o público de varejo, ela tem muito a oferecer para qualquer indivíduo ou empresário que tenha sede de conhecimento e queira estar antenado ao futuro do seu negócio.
Da tecnologia a experiência do colaborador a feira traz uma variedade de conhecimento que posiciona os empresários a frente do seu tempo, preparados para o que o futuro nos reserva.
Prepare-se para a NRF de 2024!