Siga nas redes sociais

Search

3 jornais pioneiros que marcaram época em Blumenau

Foto: divulgação.

Dando início a essa coluna que, a propósito, me deixou muito contente pelo convite, vou abordar fatos curiosos da história de Blumenau.

Para estrear esse espaço e fazendo paralelo ao jornalismo, no qual o Economia SC está inserido e representado a cidade no segmento, o primeiro conteúdo é sobre os primeiros jornais que marcaram época em Blumenau.

Blumenauer Zeitung

Fundado em 1881, com tiragem semanal em quatro páginas, era distribuído também em Itajaí, Brusque, Joinville, Florianópolis, Rio de Janeiro (RJ) e Alemanha. Foi o primeiro jornal de Blumenau e seu fundador foi Hermann Baumgarten. Antes do Blumenauer Zeitung, o jornal que circulava pela incipiente colônia era o Kolonie Zeitung, de Joinville. O jornal era publicado basicamente todo em língua alemã.

The Immigrant

O segundo jornal da cidade foi fundado em 1883 para concorrer com o Blumenauer Zeitung já que à época, as correntes ideológicas políticas entre federalistas e republicanos estavam acirradas. O fundador foi Bernardo Scheidemantel, também conhecido por ter sido o primeiro fotógrafo profissional da cidade. Uma das curiosidades era que o Immigrant trazia a “escala semanal de horários” de partida do Vapor Progresso. Outra curiosidade é que Fritz Müller, um dos maiores ecólogos do mundo e amigo de Charles Darwin, era colunista deste jornal.

Der Urwaldsbote

Em 1893 nasce “O Mensageiro das Florestas” ou “Correio da Mata” que era o significado do nome do jornal fundado pelo Pastor Faulhaber. O jornal tinha forte orientação religiosa da comunidade luterana mas com o passar dos primeiros anos foi amornando até dar espaço para as ideias fortes e políticas de Eugen Fouquet. O jornal encerrou suas atividades em 1941. Seu prédio histórico fica na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Paul Hering onde hoje se encontra uma livraria e uma loja de cosméticos.

Acompanhe a coluna do André Cantoni clicando aqui.

Compartilhe

Host do Blumencast

Leia também

Receba notícias no seu e-mail