Siga nas redes sociais

Search

Blumenau: 8 curiosidades sobre a rua 7 de Setembro

Foto: José Carlos Extin Ladewig/publicada no Grupo Antigamente em Blumenau.

A principal via arterial que corta o Centro de Blumenau e interliga bairros importantes tem história mais recente do que suas co-irmãs XV de Novembro e Alameda Duque de Caxias.

Pouco conhecida, acho justo levantar 8 curiosidades sobre ela para dar a devida importância histórica. Confira abaixo:

  1. ORIGEM DA RUA

A rua começou a ser aberta em 1920 e foi nomeada em 1924. Em 1950, uma grande obra de terraplanagem removeu boa parte do Morro dos Padres (na altura do Shopping Neumarkt). Em 1960, ela chega até onde está o Terminal da Fonte atualmente e, em 1970, a execução do calçamento é concluída.

  1. MUDANÇA DO CEMITÉRIO

Para viabilizar o alargamento da via foi preciso transferir o cemitério católico que ficava onde hoje é o estacionamento da Catedral São Paulo Apóstolo para o atual Cemitério São José. Isso ocorreu entre 1930 e 1940.  

  1. O EIXÃO DA RUA 7

O ex-prefeito Victor Fernando Sasse relata no episódio 48 do Blumencast que o então prefeito Carlos Curt Zadrosny alargou o gabarito da Rua 7 de Setembro em 4 metros (2 para cada lado) projetando levá-la da Ponte Salto, passando pela Theodoro Holtrup até chegar no Ribeirão Fresco (sentido Gaspar). O projeto não avançou pois o candidato à prefeito na época, Evelásio Vieira prometeu aos moradores da Rua 7, retornar com o gabarito original, o mesmo venceu as eleições.

  1. ANTIGA RODOVIÁRIA

A primeira rodoviária de Blumenau foi inaugurada em 1955 e ficava no cruzamento entre as ruas 7 de setembro e Padre Jacobs. Contava com restaurante, bar, revistaria, engraxataria, hotel e guichês das agências de ônibus. Hoje o prédio histórico é a Galeria Estação.

  1. CASARÕES

Diversos casarões históricos resistem ao tempo na Rua 7. Um exemplo disso é a ex-propriedade de Herta e Axel Deeke, hoje Clínica Interblu. 

  1. O PREFEITO QUE MORAVA NA RUA

Hercilio Deeke, que foi prefeito entre 1951 e 1956 e de 1961 à 1966 morou em frente a casa de seu primo Axel Deeke (ítem anterior). Anos após sua morte a casa foi vendida, transformou-se em boate muito conhecida até e, recentemente, foi demolida. Ela ficava aos fundos da Loja Balaroti.

  1. PRIMEIRA FEIRA LIVRE

O terreno da feira ficava onde anos mais tarde passou a ser o Blu Lanches, um pouco antes da Rua Paulo Zimmermann.

  1. CORRIDA DA F200

A Rua 7 já foi palco de várias provas de corridas em Blumenau. Uma das mais icônicas foi a F200 que ocorreu em 1994.

Compartilhe

Host do Blumencast

Leia também

Receba notícias no seu e-mail