Siga nas redes sociais

Search

Tendências do e-commerce que vão dominar o mercado

Foto: divulgação.

A indústria global do e-commerce está em constante evolução. Para se manterem relevantes e competitivos, as lojas online devem acompanhar as últimas tendências do mercado e as expectativas dos clientes, que, aliás, estão em constante mudança. Ficar para trás significa perder vendas. Por isso, reuni algumas tendências para o e-commerce em 2023, um ano que tem tudo para ficar marcado pelo foco na última linha, em produtividade e eficiência.

Primeiro, a inteligência artificial foi o principal boom da tecnologia no fim do ano passado e que tem chamado muita atenção nesse início de ano. Junto com o ChatGPT, as empresas e profissionais têm buscado formas criativas de utilizar o que antes era mais restrito a grandes corporações e investimentos, para o dia a dia do pequeno negócio. Criar descrições otimizadas para SEO, potencializar a estratégia de conteúdo, enriquecer a interação da marca com os seus consumidores são os ganhos rápidos que os fãs da tecnologia puderam ter. Quanto mais conectamos esses algoritmos com dados de sua operação de e-commerce, o potencial de um salto significativo de popularidade e adesão dessa tecnologia são ainda maiores.

No mercado B2B, o comércio eletrônico segue em ascensão, e muitas empresas estão explorando essa estratégia pela oportunidade de capilaridade, frequência de compras e ganho de margens. É possível criar um canal de vendas online focado na expansão para cidades ainda não atendidas pela cobertura dos representantes, trazendo ferramentas modernas para aumentar a recorrência. Esse modelo de negócios tem crescido muito na indústria e nós tivemos oportunidade de participar de muitos processos de digitalização de vendas B2B em diferentes estágios, mas todos com perspectivas muito otimistas para 2023. O mercado B2B possui o dobro do tamanho do B2C no Brasil, e a penetração do digital ainda é de 2,5% entre negócios para negócios frente aos 15% das vendas online para consumidores finais.

Ainda como oportunidade de expansão, os marketplaces continuam trimestralmente impressionando nos seus resultados de crescimento, liderados pelo MercadoLivre. Aproveitar a eficiência logística, a massiva penetração e força de marketing, para experimentar a venda do seu portfólio e acelerar a operação de vendas online continua sendo uma estratégia necessária. Estar atento aos diferentes marketplaces nichados por vertical, assim como grupos fechados pode apresentar oportunidades significativas de escala para o seu business.

Olhando para a ponta do atendimento e conversão. Uma das principais tendências para o e-commerce em 2023 é a gestão do relacionamento com o cliente: o CRM que ultrapassa o e-mail marketing e mapeia toda a jornada de compra para criar laços, entender melhor seus clientes e potencializar suas vendas. O WhatsApp possui números impressionantes de penetração no Brasil e tanto comprador, como vendedor, estão se habituando cada vez mais à gerar automação, efetividade e escala nesse canal que é o favorito dos brasileiros. Olhar para ele apenas como uma ferramenta de atendimento reativo é, absolutamente, deixar dinheiro na mesa..

E por fim, o creators economy, ou a união entre marcas e influenciadores, ainda apresenta muita oportunidade de desenvolvimento este ano. O Brasil é um dos líderes em tempo gasto em redes sociais, e os brasileiros são ávidos por recomendações de produtos de celebridades e influenciadores, gerando oportunidades de uma integração muito maior do que um unboxing ou post pago no Instagram. Novas linhas de produtos com curadoria, coleções cápsulas com royalties, ou mesmo marcas criadas e aceleradas por influenciadores devem ser cada vez mais frequentes – e movimentar um grande volume de vendas.

Estas têm sido algumas das inovações que mais tenho ouvido falar no último ano, que saiu de tendências de longo prazo e mirou muito nas oportunidades que estão na porta das empresas, com foco em margens saudáveis e crescimento sustentável. Estes movimentos vêm para ampliar o impacto do e-commerce e tornar a experiência de compra cada vez mais efetiva e o relacionamento com o seu cliente sólido e longevo, que é o que faz a diferença em tempos economicamente desafiadores.

Quais dessas tendências já têm feito parte da sua rotina?

Compartilhe

CEO da Híbrido

Leia também

Receba notícias no seu e-mail