Siga nas redes sociais

Search

5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

Compartilhe

Foto: Vitalii Vodolazskyi/AdobeStock

Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil. É preciso ter visão e entendimento dos vários setores, fazer com que eles se comuniquem com fluidez e gerir os processos para que tudo funcione da melhor forma. Porém, a excelência demanda dedicação e organização.

Quando se trata do ramo de franquias, o desafio se torna ainda maior, pois envolve operações complexas e que demandam ainda mais da gestão da franqueadora. É preciso que a marca realize a gestão interna e também garanta o funcionamento eficiente dos franqueados, para que as unidades estejam engajadas com os propósitos e posicionamentos da marca.

Alguns fatores são fundamentais para garantir o sucesso, por isso listamos abaixo cinco pontos que são essenciais para melhorar a eficiência da sua franquia:

PADRONIZAR PROCESSOS

A rotina operacional é um ponto importante e crucial para o bom gerenciamento de uma franquia. Tenha um fluxo de trabalho específico para cada departamento. Garanta que as tarefas da equipe sejam gerenciadas por um responsável e que sejam aplicados os propósitos da marca.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESTRUTURADO

Tenha os objetivos bem definidos e acompanhe as metas estabelecidas. O planejamento estratégico precisa ser consistente e bem estruturado, por isso um bom caminho é a utilização de metodologias específicas, como por exemplo a análise SWOT ou Matriz BCG. Se não houver um setor de planejamento estratégico na franquia, é possível contratar um especialista ou consultor que dê este suporte à marca. Assim, o profissional poderá definir e acompanhar os indicadores de forma mais eficiente. Não esqueça de aplicar a missão, visão e valores da marca, nas análises e assim buscar oportunidades e desafios.

TREINAMENTO PARA FRANQUEADOS

A padronização é uma das palavras chave em uma franquia. Para seguir um padrão é preciso haver uma compreensão geral e completa da marca, dos serviços e produtos oferecidos. Investir no treinamento dos franqueados e colaboradores de forma efetiva pode ser o caminho mais eficiente em busca da melhoria. Cursos, treinamentos e palestras podem ser proporcionados através da utilização de ferramentas internas de desenvolvimento. Uma ideia assertiva é investir em vídeos e conteúdos on-line que podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora, e fica armazenado para ser usado por novos colaboradores da equipe. Isso reduz custos financeiros e de tempo para a franqueadora.

CANAIS DE ATENDIMENTOS CENTRALIZADOS

A comunicação pode ser o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Por isso, é crucial ter uma comunicação que funcione bem e atenda todos os envolvidos. É possível centralizar todos os chamados, dúvidas e avisos em uma única ferramenta, e assim controlar e dar mais agilidade na comunicação da franquia. É o fim daquelas mensagens de aplicativos e e-mails que iam para o spam. Tudo em uma única plataforma, com eficiência e rapidez.

INVISTA EM TECNOLOGIA

Um dos aliados mais poderosos para as franquias é a tecnologia. Ela é capaz de aumentar a eficiência da rede de forma revolucionária. Softwares de gestão atuam em todos os setores do negócio e costumam fazer diferença principalmente na comunicação, expansão, treinamentos e controle de qualidade. Um exemplo, é a plataforma SULTS, que conta com mais de 20 módulos integrados e que oferece um gerenciamento completo para franquias. Utilizando as informações geradas pela plataforma é possível que a franqueadora obtenha dados que vão desde prospecção, CRM, implantação, operacão, até o trabalho de comunicação, marketing, compras, universidade corporativa e consultoria de campo através de checklists inteligentes com planos de ações efetivos.

Melhorar a eficiência de uma rede de franquias pode não ser feito de um dia para o outro, mas é o único caminho para atingir o sucesso e aumentar a produtividade da franqueadora e dos franqueados. Por isso, invista em sua marca e nos profissionais que a constroem todos os dias. A eficiência está no seu foco de gerenciar o negócio.

Compartilhe

Software de gestão para redes de franquias e negócios

Leia também

Receba notícias no seu e-mail