Siga nas redes sociais

Search

Alinhamento entre discurso e prática das marcas

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

Hoje eu gostaria de fazer uma reflexão sobre a diferença entre o discurso e a prática das marcas.

Todo ano, no Dia Internacional da Mulher, vemos lindas manifestações celebrando a data. Mas continuamos vendo casos e mais casos de empresas que desrespeitam as mulheres o dia-a-dia. A prática não corresponde ao discurso.

Uma data que representa tanta luta por direitos e igualdade, merece respeito. É uma oportunidade para comemoração, sim, mas principalmente para reflexão, e ação. As mulheres merecem ocupar os espaços na sociedade.

Infelizmente, vemos notícias informando que as mulheres brasileiras, mesmo sendo mais escolarizadas que os homens, continuam recebendo salários menores.

Porque o discurso não se reflete na prática?

Além disso, agora está na moda as empresas adotarem o discurso ESG, que significa ações a favor do meio ambiente, da sustentabilidade e da governança. Mas continuamos a ver empresas serem desmascaradas na prática.

Exemplos e mais exemplos, de redes varejistas que cometem fraudes bilionárias, a empresas petroquímicas que destroem vizinhanças inteiras no processo de exploração mineral, sem falar dos rompimentos de barragens. Todas essas empresas tinham belíssimos relatórios de ESG.

E o discurso de inclusão, diversidade, igualdade e equidade, tão em voga, mas que também, para muitas marcas, não passam de promessas vazias.

Simplesmente não dá mais para aturar essa hipocrisia das marcas.

Vivemos na era da informação há muitas décadas. As mentiras nunca tiveram pernas tão curtas. Os líderes precisam entender que qualquer discurso falso será desmascarado. É apenas questão de tempo.

O mercado, as pessoas, o Zeitgesit, ou seja, o Espírito do tempo em que vivemos, exige, e eu vou repetir, exige que as marcas, empresas, e profissionais pratiquem de verdade o que apresentam como discurso.

Propósito não é apenas uma palavra bonita da moda. Ele precisa ser transformado em atitude de verdade.

As marcas realmente conectadas com o tempo compreendem que devem liderar pelo exempo, e ir muito além de um mero discurso bonito.

Gerar impacto positivo tem que estar na pauta, na estratégia e principalmente na ação diária.

É preciso ir muito além do discurso para realmente fazer a diferença na vida das pessoas.

No mundo em que vivemos, movido pelas marcas, e mediado pela relação entre as pessoas e as marcas, uma verdadeira evolução de atitude, para valer, é fundamental.

As marcas que compreendem a nova realidade podem se fortalecer e crescer nesse cenário.

E as marca que continuarem agindo de forma hipócrita, serão desmascaradas, ridicularizadas, e defenestradas do mercado. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail