Siga nas redes sociais

Search

South Summit Brazil: 6 lições do Chief Digital Officer do BB para empreendedores

Foto: Agência Preview

Antes de se tornar diretor de negócios digitais e open finance do Banco do Brasil, Pedro Bramont atuou em uma startup de Santa Catarina.

Para ele, a ideia era boa e o negócio tinha espaço para crescer. Na época, o então estudante de Administração viu sua empresa  ganhar um investimento de R$ 1 milhão.

A festa durou pouco porque, um ano depois, os fundadores descobriram que os objetivos deles não estavam alinhados com os dos investidores e o negócio acabou.

Naquele momento, ele prometeu que, quando estivesse do outro lado da mesa, como investidor, agiria de forma diferente com os empreendedores.

A história foi contada por ele em sua palestra Lessons in Venture Capital and Open Innovation, apresentada  no último dia de South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS). 

Ao assumir a posição de Chief Digital Officer do Banco do Brasil, liderando a área de negócios digitais e open finance, ele teve a oportunidade de estar do outro lado da mesa, como planejou desde os tempos da graduação.

A experiência como executivo de um dos maiores bancos brasileiros o ajudou a entender  premissas importantes para que uma startup alcance o sucesso. Na palestra, ele apresentou os seguintes conselhos para empreendedores de empresas nascentes:

  • Tenha a inovação como premissa básica do negócio: ao conceber a startup, é importante construir uma visão de futuro, com ideias inovadoras no centro da estratégia que passe por produtos e soluções, faturamento, público alvo e objetivos a serem alcançados. 
  • Estruturar processos e rotinas que permitam inovar: as lideranças devem criar, manter e otimizar processos que fortaleçam a estrutura da empresa, mas que não sejam amarras para o crescimento da empresa e o fortalecimento de uma cultura de inovação. 
  • Experimentação: uma empresa bem estruturada é, para Bramont, como um corpo saudável. Aplicar um corpo estranho pode causar desconforto no organismo – isso também vale no mundo corporativo. Por isso, ao chegar com ideias novas, é importante experimentar aos poucos para “gerar anticorpos” e não arriscar o negócio; 
  • Escolha bem seus parceiros de negócios: na hora de escolher quem estará ao seu lado na criação da empresa, é importante ter uma visão de futuro alinhada. Não precisa existir concordância sobre o caminho, mas é importante que queiram chegar a lugares parecidos. Sem um alinhamento, os parceiros vão olhar para objetivos diferentes, sem certeza de onde chegar.
  • Fit cultural: diversidade entre os colaboradores é importante, mas conflitos não. Nesse sentido, escolher pessoas alinhadas ao propósito geral da startup ajuda no crescimento.
  • Invista nas condições de trabalho: ofereça uma segurança técnica e psicológica para as pessoas inovarem dentro da empresa. Sem segurança, as pessoas tendem a não sair do básico e a inovação fica em segundo plano.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail