Siga nas redes sociais

Search

Cooperativismo e democracia: por que os dois se completam

Foto: divulgação.

Fui entrevistado em março pelo Sebrae nacional em uma pauta que diz respeito a todo mundo, mesmo que nem sempre a gente perceba: a relação entre cooperativismo e democracia. São duas ideias indissociáveis.

Primeiro, porque cooperar é participar das decisões de uma cooperativa, sendo que todos os cooperados têm direito a voto com peso igual. Mas essa simbiose vai muito além e, na prática, no mundo inteiro as cooperativas funcionam como verdadeiras guardiãs dos valores democráticos.

A organização dentro de uma cooperativa permite que todos participem das assembleias, expressem sua opinião e tenham o direito de exercer funções diretivas na organização. E o que isso tem a ver com democracia? Tudo. Como gosto de dizer, ‘participar’ é um verbo incurável: o sujeito aprende e nunca mais quer parar.

Transposto para uma nação, o impulso de pensar, expressar-se e interferir nos destinos de uma cooperativa é valioso para a cidadania. Não à toa, um dado que eu já trouxe aqui em colunas passadas estabelece a relação direta entre o cooperativismo e o grau de amadurecimento de uma sociedade. Pelo mundo, onde existem mais cooperativas também há mais desenvolvimento humano.

Um recente estudo a corroborar a tese vem do Paraná, onde o economista Daniel Nojima demonstrou em 2022 como a presença de cooperativas faz subir o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios. O avanço da atividade cooperativa tem reflexo direto sobre as condições gerais de bem-estar das pessoas, avalia o pesquisador.

E se você não concordar com isso? É aí que reside a sabedoria da frase atribuída a Winston Churchill: “A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais.” Nenhuma democracia é unânime ou perfeita, mas tudo fica muito mais complicado sem ela. Por mais que nos engajemos em movimentos para melhorar uma democracia, o simples fato de existir liberdade para tal já é alvissareiro. Assim é nas democracias, assim é nas cooperativas.

É por isso que, mesmo que possamos criticá-los, considero o cooperativismo e o ambiente democrático duas ideias siamesas. Você tem o direito de discordar de mim, mas as nossas opiniões têm peso igual. Valem exatamente um voto, tanto na assembleia da cooperativa quanto na urna.

Leia outras colunas do Marcelo Vieira Martins clicando aqui.

Compartilhe

CEO de cooperativa de crédito, autor de livros sobre cooperativismo e Influenciador Coop do Sistema OCB.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail