Siga nas redes sociais

Search

Gerusa Schramm, a mãe campeã dentro e fora das piscinas

Foto: divulgação.

Gerusa Schramm nasceu em uma família de esportistas. Os pais foram chefes de escoteiro e incentivadores do esporte. Os dois irmãos mais velhos jogavam basquete e um deles defendeu Blumenau em campeonatos nacionais. Mas foi na natação que a medalhista encontrou seu lugar no esporte. 

Mãe de três filhos, Bernardo, Vinicius e Catarina, ela defendeu a cidade e o estado em diversos campeonatos na infância e juventude.

Trouxe para a cidade inúmeros troféus e medalhas de importantes competições. Foi recordista dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), finalista do Troféu José Finkel e do Troféu Brasil.

Depois de anos fora das piscinas, retornou aos campeonatos em 2019 e, em reconexão com sua essência de atleta, voltou a trazer conquistas para casa, dessa vez como campeã brasileira e sul-americana na categoria máster. E, fora das piscinas, também conseguiu uma das maiores vitórias para a cidade.

Seguindo os passos da mãe, Bernardo e Vinicius começaram a participar de campeonatos há 2 anos. Com a necessidade de treinos de qualidade para as crianças, ela se aliou a outras mães blumenauenses com propósitos parecidos.

Com o networking adquirido ao longo da vida no universo da natação, buscou incentivo e apoio do Instituto César Cielo e iniciou a Associação Blumenauense Raia 4 (ABNR4).

O projeto começou em março de 2021 e, no início, contava com 10 nadadores, entre crianças e adolescentes.

Ela, que já tinha a natação como paixão, se tornou uma das maiores incentivadoras de crianças e jovens blumenauenses, que assim como ela buscam seu lugar no esporte.

Vejo a ABNR4 em parceria com o Instituto Nadar/Cesar Cielo, como uma grande oportunidade gerada para que crianças e adolescentes, de todos os níveis sociais, possam praticar a natação de forma organizada e dedicada. É um projeto gratuito e queremos que cresça ainda mais”, revela.

Os treinos das turmas da associação acontecem na piscina da ADHering, um dos mais tradicionais da cidade na prática do esporte aquático.

“As crianças e jovens também têm a oportunidade de participar de competições, tudo com o incentivo e a chancela de um dos maiores nadadores do Brasil, o César Cielo”, detalha.

No momento, a associação atua com a capacidade máxima de nadadores, 65 alunos. No entanto, há uma meta para ampliar este número para 100 atletas ainda este ano.

Treinar e incentivar os mais a jovens a praticar natação. Esse é um dos principais propósitos dela, mas a mãe nadadora vai além.

Formada em Farmácia, é instrutora de yoga e, em 2020, retornou às salas de aula, onde cursa Faculdade de Educação Física.

A busca por superação ainda está longe de acabar. Afinal, um dos maiores desafios acontecerá em agosto deste ano, quando a nadadora irá representar o Brasil no Mundial Master de Natação (World Aquatics Masters Championships), na cidade de Fukuoka, no Japão.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail