Siga nas redes sociais

Search

Em Blumenau, Unicesumar inaugura laboratórios práticos de saúde

Foto: divulgação.

A Unicesumar acaba de inaugurar mais três laboratórios práticos de cursos híbridos em Blumenau, contemplando as áreas de Biomedicina, Farmácia e Nutrição. Hoje já são mais de 300 alunos destes cursos na cidade e 64 mil em todo o Brasil.

O novo espaço é um dos mais completos e modernos do mercado, contendo diversos equipamentos que auxiliarão os acadêmicos na sua formação prática, tais como: balança analítica, capelas de gases, câmara de fuchs-rosenthal, câmara de neubauer espelhada, centrífuga para microhematócrito, encapsuladora, glicosímetro, medidor de colesterol e glicose luna duo wellion, medidor de fusão, microscópio óptico com câmera acoplada tv, monitor para medir coagulação sanguínea, refratômetro clínico para urina e o analisador bioquímico semiautomático capaz de fazer testes de bioquímica (colorimétrica, enzimática e cinética), turbidimetria (padrão, fator ou curva de padrões), imunologia (metodologia ELISA em tubos ou Turbidimetria) e hormônios (metodologia ELISA em tubos).

O Laboratório Prático Integrado de Nutrição terá à disposição equipamentos que simulam uma unidade de produção industrial de alimentos, tais como mesa para manipulação de inox, pia para higienização de alimentos e utensílios em inox, bancada de apoio em inox, fogão industrial de 6 bocas, freezer de 420L para o armazenamento de alimentos, adipômetro, balança, batedeira planetária turbo 11 velocidades, coifa com exaustor, liquidificador, micro-ondas, processador de alimentos, balança pediátrica, boneco didático Baby Ressusci, fita antropométrica, paquímetro médio com mandíbula retrátil, régua antropométrica e termômetro culinário.

A partir do momento em que os cursos da área de saúde começaram a ser oferecidos também na EAD, não pararam mais de crescer, conforme estudos da consultoria Hoper. A pesquisa mostrou ainda que a pandemia alterou a expectativa de alunos que hoje não vêem a necessidade de ir todo dia presencialmente para a universidade.

A metodologia híbrida contribuiu para uma segurança e confiança ainda maior na EAD, pois utiliza o melhor do presencial que são as práticas em laboratórios, e o melhor da EAD, com uso de muita tecnologia para o aprendizado”, destaca Adriano Albano, diretor de polos da Unicesumar. 

Os primeiros cursos EAD do mercado com prática em laboratórios presenciais lançados em 2017 pela Unicesumar foram de Engenharia e, em maio deste ano, foram formados os primeiros 1 mil alunos da área, um sinal de sucesso do modelo híbrido. 

Agora a universidade mantém, além dos laboratórios recém-inaugurados de saúde, os laboratórios para a prática de Estética e Cosmética, Podologia, Terapias Integrativas e complementares e Engenharias, como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e também Engenharia da Produção.

No próximo ano serão implantados os laboratórios para os cursos de Arquitetura (Espaço Maker) e Enfermagem, cursos já em andamento. 

Atualmente são beneficiados, na Unicesumar, mais de 120 mil alunos da metodologia híbrida em todo o Brasil sendo destes, 1 mil alunos em Blumenau, do total de 6 mil alunos na região.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail