Siga nas redes sociais

Search

Rede Hippo celebra 26 anos de atuação voltada para a inovação e sustentabilidade

Rede Hippo
Foto: Guto Macedo

Com todas as unidades abastecidas totalmente de energia de fontes renováveis e um índice de reciclagem dos resíduos de quase 100%, a Rede Hippo chega aos 26 anos com um balanço de sustentabilidade e da inovação, presentes no DNA da empresa desde seu nascimento.

A história de vanguarda vem desde a primeira loja, na rua Almirante Alvim, no Centro de Florianópolis, que oferecia caixas de papelão como alternativa às sacolas plásticas.

Mais tarde, a rede foi precursora no estado ao substituir os modelos tradicionais de sacolas pelos modelos oxibiodegradáveis, que se decompõem em até 18 meses. Foi também o primeiro supermercado do estado a oferecer e-commerce, sendo pioneiro também na oferta de rastreabilidade dos hortifrutis e da carne comercializados na rede.

Desde 2018, a empresa mantém uma microgeradora de energia solar fotovoltaica no centro de distribuição, em Canasvieiras, no Norte da Ilha. O investimento inicial contou com a instalação de 474 placas solares, em uma ação até então inédita entre os supermercados catarinenses.

A partir do ano passado, a utilização da energia 100% limpa foi consolidada, quando o consumo das 4 unidades da rede passou a ser feito com fontes renováveis, evitando a produção de cerca de 800 toneladas de gás carbônico por dia.

Seguindo essa linha, a loja conceito, em Palhoça, foi totalmente planejada para o aproveitamento de iluminação natural e para evitar desperdícios de energia. A adoção de expositores de produtos congelados e refrigerados com porta proporciona economia de 40%.

Já o sistema de refrigeração da loja utiliza glicool, livre de gases nocivos ao meio ambiente, evitando o agravamento do efeito estufa.

Outro carro-chefe é o Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, como orgânicos, recicláveis e de gordura saturada, implantado em 2003 com a proposta de chegar ao máximo possível em reciclagem em todas as lojas.

Em 2016, esse índice já estava em 95%, com apenas os resíduos sanitários e as cascas do coco verde fora da reciclagem.

A solução para a reciclagem da fibra do coco veio em 2021, quando essa passou a ser utilizada como cobertura de canteiros, solos e também como substrato para o composto orgânico. Assim, o índice de reciclagem dos resíduos alcançou a marca de 98%, só não totalizando 100% pois os resíduos dos sanitários não podem entrar nesse processo.

A coleta do óleo de cozinha também é uma preocupação. Desde 2001, a rede já coletou mais de 200 mil litros de óleo de cozinha, sendo que parte deste material retorna para a própria rede, em forma de detergente e sabão que são utilizados nas lojas.

O pioneirismo na coleta de pilhas e baterias em Santa Catarina é outro exemplo. De 2003 até hoje, a rede supermercadista já coletou mais de 5 toneladas de pilhas e baterias.

Ainda dentro do processo de reaproveitamento de resíduos, a coleta de papelão, de plástico e de alumínio é realizada 2 vezes por semana. São 15 mil quilos de papelão, 600 quilos de plástico e 80 quilos de alumínio separados por mês em todas as unidades.

Para comemorar a data, a rede vai sortear um Mini Cooper 2023, 100% elétrico e considerado um dos modelos mais sustentáveis do mercado. Cada R$ 100,00 em compras revertem um número de sorteio para o automóvel.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail