Siga nas redes sociais

Search

Vendas nos supermercados de SC caem 3,14% em março

Foto: Korta/AdobeStock

As vendas nos supermercados de Santa Catarina tiveram queda de 3,14% em março se comparado com o mesmo mês do ano passado. Já em relação a fevereiro a fevereiro, o crescimento foi de 6,74%. No acumulado do ano, o resultado é negativo, com 2,58%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o presidente da entidade, Francisco Crestani, mesmo a reação de quase 7% de incremento não esconde um momento de maior retração e seletividade no consumo por conta da perda do poder aquisitivo da população combinada com a pressão de reajustes de insumos básicos de alimentos e materiais de higiene e limpeza:

“Passamos por um período diferenciado em que as tabelas de preços que os fornecedores nos apresentam não param de subir e o empresário supermercadista não tem alternativa a não ser repassar as variações”.

PÁSCOA

Na campanha da Páscoa, que é uma data comemorativa forte no calendário, o levantamento sobre o resultado das empresas relevou crescimento em dois modos de apuração, alta de 4,85% em volume de produtos e de 12,79% em valor.

“O que acompanhamos foi que houve uma procura forte por itens de Páscoa na chamada última hora e neste caso não houve a condição de tempo hábil em promover o reabastecimento por parte dos fornecedores, o que impediu um resultado ainda melhor”, concluiu o presidente.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail