Siga nas redes sociais

Search

Blumenauenses lançam certificadora de créditos de carbono

Foto: divulgação.

No dia 21 de setembro, também conhecido como o Dia da Árvore, o Brasil passará a contar com mais uma certificadora de créditos de carbono.

Lux Carbon Standard (LuxCS), com sede em Blumenau, com um time de mais de 20 especialistas, além de empresas associadas, tem uma projeção de crescimento de 200% para os próximos 6 meses e já conta com mais de 100 prospects antes mesmo do lançamento oficial.

Através do nosso serviço, empresas e instituições podem gerar créditos de carbono de forma voluntária, para venda ou para compensar suas próprias emissões de gases do efeito estufa e promover práticas sustentáveis. Sabíamos da escassez do serviço no Brasil e já temos um grande número de empresas e pessoas interessadas em promover essas práticas. Escolhemos Santa Catarina para nossa sede, pois consideramos o estado um polo fortíssimo em inovação e tecnologia”, afirma Pedro Guilherme Kraus, CEO da LuxCS.

A organização, que é totalmente digital, ou seja, não utiliza papel nos processos e negociações, diferentemente das certificadoras internacionais, traz padrões e metodologias que seguem as melhores práticas utilizadas pelo mundo, adaptadas para as condições brasileiras.

Com o serviço disponível aqui no Brasil, os interessados poderão aproveitar de alguns benefícios, como a redução de custos em função da localização, a proximidade com os profissionais envolvidos no desenvolvimento dos projetos e nos processos, além da certificação ocorrer de forma ágil em cerca de seis meses, contando desde o início dos trabalhos”, ressalta o empresário.

TECNOLOGIA DE PONTA

A plataforma foi desenvolvida pelo Grupo Vex, que engloba quatro empresas de tecnologia e que também é sócia do projeto.

Optou-se pelo uso da tecnologia blockchain e a colocação dos créditos de carbono em tokens. O que aumenta a segurança e a rastreabilidade de informações, esta tecnologia é a mesma escolhida pelo Banco Central do Brasil.

Com isso, a LuxCS oferece diversas certificações, incluindo o Triple C Protocol, um padrão para compensação de carbono, e o programa “UnCarbonize”, o qual busca promover a descarbonização.

Cada projeto será submetido a auditorias independentes de terceira parte para garantir a integridade dos projetos e a eficácia dos créditos certificados”, complementa.

BENEFÍCIOS

Além de contribuir para a redução das emissões de carbono, os projetos certificados pela LuxCS proporcionam uma série de benefícios adicionais nas áreas: ambiental, econômica, social e cultural. Os projetos também podem avançar e incluir o apoio e incentivos à biodiversidade local, a criação de empregos e oportunidades educacionais nas comunidades. No mercado voluntário, empresas, indivíduos, instituições financeiras e governos podem adquirir créditos para compensar emissões ou apoiar a sustentabilidade.

SOBRE A LUXCS

Os primeiros passos da LuxCS foram em 2022. Após pesquisas, iniciadas em 2020, sobre o mercado de crédito de carbono em nível nacional e internacional, estruturação, soluções e aspectos críticos, a empresa ampliou o seu conjunto de sócios e conta com grupos de gestão administrativo-financeiro, coordenações técnicas, tecnologia da informação e jurídico. Empresas como o Grupo Vex, a sociedade de advogados Koch, Müller, Figueiredo, Azevedo & Loureiro, a Emaflor Soluções Ambientais e a Masen Engenharia fazem parte do projeto. Os créditos de carbono registrados pela LuxCS são ativos financeiros que representam a remoção ou redução de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) ou gases de efeito estufa equivalentes. Esses gases são liberados na atmosfera através de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, geração de energia e desmatamento. Os créditos de carbono desempenham um papel crucial na conservação de florestas e na luta contra as mudanças climáticas, incentivando a redução das emissões e o investimento em práticas sustentáveis.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail