Siga nas redes sociais

Search

Por que a assessoria de imprensa é mais relevante do que nunca para uma marca?

Foto: divulgação.

Estamos rodeados por um fluxo ininterrupto de informações que nos circunda por diferentes canais. Faça um exercício e veja quantos e-mails comerciais, ofertas de mobile marketing, propagandas em vídeos e podcasts, notícias e conteúdo multimídia você recebe (ou acessa organicamente) em um único dia.

Como, em meio a esse “bombardeio de dados”, separar o joio do trigo? Aquilo que pode te interessar (e que importa) do que é irrelevante ou mesmo fake news?

Uma simples pausa para reflexão como essa abre espaço para demonstrar o quanto as estratégias de PR seguem sendo vias não só diferenciais para o fortalecimento da voz de marcas e empresas no mercado: na verdade, dado nosso contexto contemporâneo de frenesi comunicacional, o trabalho de assessorias de imprensa se coloca como verdadeiramente indispensável.

E uma prova dessa afirmação envolve o crescimento dos investimentos em PR em 2022, os quais, por sua vez, impulsionaram expressivamente o faturamento das assessorias de imprensa no ano passado. De acordo com dados do Anuário da Comunicação Corporativa, por exemplo, houve um salto de 31,46% nesse faturamento entre 2021 e 2022, o que motiva um otimismo do mercado, uma vez que quase 70% das agências pretendem expandir seus negócios ao longo do presente ano.

Mas, para que se entenda com mais detalhes a essencialidade das ações de relações públicas no ambiente de negócios contemporâneo é importante analisarmos 3 pilares centrais dessa atuação.

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

O primeiro deles envolve uma questão de posicionamento em meio a fragmentação midiática: especialmente no universo digital, como se sabe, há uma profusão infinita de portais e veículos, mas, quais, de fato, podem levar uma marca a se aproximar de seus consumidores e de novos públicos?

É aí que entra a assessoria especializada, no sentido de mapear, tanto mídias especializadas, que, de fato, tenham adesão e engajamento com potenciais targets; quanto encontrar espaços para a inserir porta-vozes em matérias da grande mídia.

Sobre os canais tradicionais da mídia, aliás, vale frisar, que um estudo recente da Reuters Institute apontou que, mesmo com eventuais percalços, a confiança do brasileiro na imprensa supera a média mundial.

DISCURSO ALINHADO A VALORES E SUPERAÇÃO DE CRISES

Além disso, a assessoria de imprensa atende uma demanda crucial de aproximar empresas de consumidores cada vez mais empoderados e que exigem uma presença ativa das marcas que consomem em diferentes canais (incluindo, por exemplo, as mídias sociais).

Correlato a esse esforço, os profissionais de PR podem apoiar porta-vozes no alinhamento de discursos em um ambiente econômico que se preocupa com o posicionamento de empresas acerca de pautas sociais, ambientais e de transparência; ao mesmo tempo em que, eventualmente, pode contornar crises institucionais que, atualmente, tem peso decisivo no futuro de uma organização.

O FILTRO DE RELEVÂNCIA

Finalmente, essa união de ações, comunicação digital, alinhamento de discurso, combinado ao mapeamento e inserção em veículos importantes para uma marca, pode ser traduzida em um conceito que chamo de “filtro de relevância”.

Se bem arquitetado, o trabalho de uma agência de PR funciona, afinal de contas, como um filtro para seus clientes, que terão os caminhos bem traçados para se posicionarem na mídia, ao mesmo tempo em que poderão entender onde seus clientes estão e de que modo eles dialogam (ou questionam) os valores de sua marca.

É ou não é um entendimento e um ganho de relevância indispensável para navegar nas ilhas de informação dos nossos tempos?

Compartilhe

CEO da Ideiacomm

Leia também

Receba notícias no seu e-mail