Siga nas redes sociais

Search

Os caminhos profissionais para a evolução na carreira de assessores de imprensa 

Foto: divulgação.

Em um cenário no qual estamos rodeados de um fluxo ininterrupto de informações por todos os lados e em que a Economia da Atenção se tornou a base para a estratégias de marketing e um fator decisivo para o sucesso de um negócio, contar com posicionamento estratégico que proporcione ganho de relevância é fundamental. 

É nesse contexto que um dos mais importantes segmentos da comunicação, a assessoria de imprensa, se torna indispensável. Ela é responsável por fazer a ponte entre organizações, empresas e veículos de comunicação, cuidando de todo o processo de relacionamento com a mídia. 

Não é à toa que, nos últimos anos, a assessoria de imprensa tem se destacado como uma das rotas de carreira mais relevantes para os jornalistas brasileiros. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelou nesse sentido que 43,4% dos profissionais da área têm a assessoria de imprensa como sua principal atividade. 

Essa ascensão, por sua vez, modela as dinâmicas do mercado de mídia e comunicação, que se torna mais competitivo, mas também vê nascer inovações e perfis de profissionais mais criativos, antenados às conexões entre jornalismo e marketing.  

Dentro desse contexto, explorar as perspectivas de evolução profissional para os assessores de imprensa – além de discutir as transformações e tendências que estão moldando o mercado atual – parece um ponto chave para o entendimento das tendências que podem influenciar diretamente a comunicação corporativa como um todo. 

Oportunidades de crescimento para os profissionais de assessoria 

Para os assessores de imprensa que buscam evoluir em suas carreiras, a ampliação de habilidades é essencial. Estamos falando de um profissional híbrido, que transita e domina tanto as estratégias de conexão com os meios tradicionais, como o impresso e a mídia televisiva, quanto os novos canais digitais e toda a sua dinâmica própria e fragmentada. 

É válido frisar que vivemos em um ambiente cada vez mais digital, no qual o número de portais e veículos cresce rapidamente, e aqui a assessoria de imprensa desempenha um papel crucial no direcionamento das mensagens das marcas, de modo que seja possível separar ruído de relevância. 

Ao identificar mídias especializadas e veículos de grande alcance, os assessores garantem que as empresas estejam presentes onde seu público está e se comuniquem de maneira eficaz, fortalecendo a reputação da marca. 

Nesse cenário, para implementar um plano de comunicação assertivo, os profissionais devem procurar ter um vasto conhecimento sobre o segmento em que atua e identificar os meios que oferecem mais visibilidade estratégica, considerando as especificidades de cada negócio e de seus consumidores. 

Com a diversificação do mercado, os profissionais da área também podem se destacar ao se especializarem em nichos específicos, como tecnologia, saúde, educação, entre outros. Essa especialização não só aumenta a demanda por seus serviços, mas também permite uma maior valorização no mercado. 

À medida que ganham experiência e expertise, os assessores de imprensa têm ainda a oportunidade de avançar para cargos de gestão, como gerente de comunicação corporativa ou diretor de relações públicas. Esses cargos não só oferecem maior responsabilidade e prestígio, mas também remuneração mais elevada, baseada no know-how do profissional. 

Em suma, a carreira em assessoria de imprensa oferece amplas oportunidades de crescimento e desenvolvimento para quem está disposto a expandir suas habilidades (incluindo skills digitais, como a análise de indicadores e uso de big data para a construção de personas mais assertivas) e se adaptar às demandas de um mercado em constante evolução.  

Transformações no mercado de assessoria de imprensa 

As tendências favoráveis e a ampliação do número de oportunidades para quem atua com assessoria de imprensa são um reflexo da expansão do segmento e evidenciam a importância de contar com uma assessoria estratégica cuidando da imagem da empresa. 

Nesse sentido, o aumento dos investimentos em relações públicas e o crescimento do faturamento das agências de assessoria de imprensa indicam uma demanda crescente por serviços de comunicação. Só em 2022 o setor faturou R$ 4,9 bilhões, um recorde, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa. 

Em um contexto de saturação de informações, as marcas, cada vez mais, buscam maneiras de se destacar e se conectar com seus públicos. Assim, a assessoria de imprensa se torna uma aliada poderosa, ajudando a construir relacionamentos sólidos. 

Atualmente, os consumidores exigem mais do que produtos e serviços de qualidade, eles buscam instituições que compartilham seus valores e se posicionam de maneira transparente em questões sociais e ambientais. 

Tendo isso em vista, a assessoria de imprensa desempenha um papel vital ao garantir que o discurso das marcas esteja alinhado com seus valores e ao ajudar a mitigar crises de comunicação que possam surgir. A presença ativa das marcas em diferentes canais, incluindo mídias sociais, requer uma estratégia de comunicação coesa e sensível às demandas do público.  

Por fim, a assessoria de imprensa continua desempenhando um papel fundamental na construção e no fortalecimento das marcas em um mundo cada vez mais conectado e fragmentado. Nesse ambiente e munidos de conhecimentos plurais e diversos, visão estratégica e um profundo entendimento do mercado, os profissionais de assessoria de imprensa seguirão relevantes no futuro que se está construindo. 

Compartilhe

CEO da Ideiacomm

Leia também

Receba notícias no seu e-mail