Siga nas redes sociais

Search

Centro de Inovação Blumenau completa 3 anos, lança nova identidade visual e planeja segunda unidade

Foto: Daniel Zimmermann.

Comemorando 3 anos no próximo domingo, dia 17 de dezembro, o Centro de Inovação Blumenau (CIB) se consolida como o pulmão da inovação na região. Por lá respiram muitas ideias, conexões e transformações. E foi a partir dessa definição que surgiu a nova identidade visual, conforme explica Udo Schroeder, presidente do CIB:

Desde a implantação do CIB, acompanhamos a orientação da Secretaria de Ciência e Tecnologia de SC, de que a identidade visual seguisse o padrão estadual. No decorrer do tempo, percebemos que alguns centros de inovação estavam mudando a identidade e entendemos que estava na hora de pensarmos também em mudança. Então, deixamos apenas a sigla CIB em evidência e trouxemos linhas que se cruzam e se conectam, demonstrando a ligação entre as três principais palavras que melhor nos representam: ideias, conexões e transformação”.

Ele também destaca os principais marcos do espaço neste ano:

Tivemos a realização do primeiro evento do núcleo Conexão ESG, marcando um ano de atuação do grupo no CIB, seguido da realização do Summit Vale Europeu, primeiro evento com presença de palestrante internacional, que movimentou temas como ESG, tecnologia e inovação. Além disso, tivemos a implantação do projeto de inovação social De Guru para Guri, que integra jovens a idosos na busca pela interação e desenvolvimento de ações de empreendedorismo. Também tivemos a aprovação de projeto pela Fapesc para a implantação do laboratório maker no prédio do CIB, com previsão de instalação efetiva no segundo semestre do ano que vem e um avanço no processo de expansão das ações do Gene e CIB para outros municípios da região, por meio da nomeação de embaixadores de inovação. Agora, todos os 11 municípios de abrangência do CIB estão conectados”. 

As expectativas para o próximo são promissoras. Além de colocar em prática o laboratório maker, a expansão do espaço físico também está sendo discutida:

Temos fila de espera para entrar no CIB e não temos mais salas disponíveis. Já temos um projeto elaborado, que usaria o próprio local onde hoje é o estacionamento principal. O projeto prevê cinco andares, mantendo o estacionamento coberto, sendo construído em madeira sustentável, ideia que veio justamente de uma startup instalada no prédio”, revela Udo

Apesar do espaço estar instalado em Blumenau, a abrangência é regional, respingando nas cidades que compõem a AMVE. Para conseguir desenvolver ações específicas para cada cidade, com suas devidas demandas, o CIB criou um programa chamado CONECTA AMVE – Embaixadores da Inovação, onde os embaixadores são pessoas escolhidas dentro do ecossistema de cada município.  

O desafio daqui para frente é capacitar o grupo cada vez mais e integrá-los ao ecossistema como um todo na busca por parcerias ativas e constantes. Sempre tivemos um ecossistema ativo em Blumenau, porém os grupos atuavam em frentes dispersas. E isso também acontecia em outras cidades da região. Com a implantação do CIB, que tem abrangência na região do Vale Europeu, estamos unindo estes grupos, uma vez que todos têm objetivos em comum”, complementa.

No total, são 42 negócios instalados e mais de 300 pessoas por dia circulam no espaço (entre colaboradores e empreendedores, fora as que vem para o CIB para participar dos eventos), que conta com um café aberto para networking e reuniões. Além disso, o CIB promove ou é sede de diversos eventos do ecossistema, que podem ser acompanhados pelo público em geral.  

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail