Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa revela otimismo e maior preocupação com planejamento das finanças pessoais em 2024

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Após um ano marcado pelo combate ao endividamento, com recordes de negociações estimuladas pelo programa Desenrola Brasil do Governo Federal e outras iniciativas, o debate sobre educação financeira atingiu um estágio mais amplo, como mostra pesquisa realizada pela Serasa.

Com apoio técnico do Instituto Opinion Box, o estudo interpreta os impactos emocionais do alto volume de negociações dos débitos nas perspectivas deste ano.

Segundo os entrevistados, organização é a palavra que define o ano de quem conseguiu limpar o nome, com 26% das respostas.

Superação aparece na sequência, com 22% das menções. Tranquilidade e Desafio também alcançaram lugar de destaque no vocabulário financeiro de quem se livrou das dívidas, com 17% das menções.

Os consumidores que ainda possuem dívidas descrevem a relação com o dinheiro no ano passado com a palavra dificuldade, tendo 31% das respostas.

Eles, porém, também se mostram otimistas: tanto para quem está com nome limpo (35%) quanto para quem entrou no ano novo com alguma pendência (34%).

Organização deve definir os hábitos financeiros de 2024. Em ambos os casos, as principais práticas de organização financeira adotadas são: colocar metas para economizar (37%) e diminuir gastos do dia a dia (36%).

PLANOS FINANCEIROS PARA 2024

O levantamento que ouviu 4.471 pessoas em dezembro mostra que 84% dos consumidores com nome limpo acreditam que certamente vão conseguir pagar suas contas em dia ao longo do ano.

A pesquisa acompanha o movimento de aumento de renegociações e a preocupação com o planejamento financeiro que se intensificou em 2023. Ao se livrar das pendências, o consumidor se sente mais animado e confiante para os próximos passos que estimulam a melhoria da saúde financeira”, explica Patricia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças pessoais.

Da mesma forma, os chamados consumidores adimplentes (os que quitaram dívidas) projetam investir (28%), cuidar da saúde (28%), continuar pagando suas contas em dia durante o ano (25%), empreender (23%) e até viajar (21%).

Mesmo os consumidores que tiveram dificuldade de pagar suas dívidas exibem algum grau de otimismo ao traçar metas para o próximo ano. Pelo menos 57% desse público inadimplente acredita que conseguirá enfim pagar suas dívidas. Entre os demais planos, 29% projetam cuidados com a saúde, 19% sonham em investir, 18% desejam empreender e 16% deles fazem planos de viagem.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail