Siga nas redes sociais

Search

Centro de Inovação Blumenau apresenta ações do Conecta AMVE para prefeitos da região

Foto: divulgação

Durante o ano de 2023, o Programa Conecta AMVE, iniciativa do Centro de Inovação Blumenau (CIB) e do Instituto Gene, realizou 53 reuniões, 17 eventos e impactou diretamente 764 pessoas em 11 municípios da região do Vale Europeu.

Estes foram alguns dos dados apresentados nesta quinta-feira, 1 de fevereiro, durante assembleia geral da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE).

A prestação de contas do ano foi feita por Udo Schroeder, presidente do Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau, destacando a parceria com a AMVE, por meio do termo de cooperação técnica e financeira assinado no ano passado e que permite um movimento mais forte de conexão entre os municípios da região na busca pela ativação do ecossistema de inovação.

O Conecta AMVE funciona por meio dos chamados ‘embaixadores de inovação’, nomeados em cada município e que atuam de forma voluntária, refletindo a quádrupla hélice, setor empresarial, público, academia e terceiro setor. Hoje temos 53 embaixadores atuando na região”, destacou.

Os embaixadores estão divididos em seis grupos: Timbó (com 10 embaixadores), Gaspar (com 10 embaixadores), Indaial (com 8 embaixadores), Pomerode (com 5 embaixadores), Apiúna, Ascurra e Rodeio (com 13 embaixadores) e Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho (com 7 embaixadores).

Além destes dados, o presidente do Gene também apresentou o cronograma de ações para 2024, citando ações pontuais de cada grupo alinhados em reuniões com os próprios embaixadores, como por exemplo, discussão e implantação de Lei da Inovação, incubadora de empresas, Maratona do Empreendedorismo, Feira de Inovação e Tecnologia e a própria expansão do projeto de inovação social De Guru para Guri, que une idosos e jovens na busca pelo empreendedorismo.

Posse na AMVE

A prestação de contas do Programa Conecta AMVE ocorreu durante a assembleia geral da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), que reuniu prefeitos e autoridades no salão nobre da prefeitura de Blumenau.

A assembleia teve início com a posse do novo presidente da associação, eleito em dezembro do ano passado.

O prefeito de Timbó, Jorge Augusto Krüger assume no lugar do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt para mandato de um ano.

A nova gestão da AMVE conta ainda com o prefeito Mário Hildebrandt (Blumenau) como vice-presidente institucional, o prefeito André Luiz Moser (Indaial) como vice-presidente de articulação política, o prefeito Kleber Edson Wan-Dall (Gaspar) como vice-presidente de políticas públicas e o prefeito Ércio Kriek (Pomerode) como tesoureiro.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail