Siga nas redes sociais

Search

Movimentação de cargas aéreas cresce 25,3% em SC

Foto: schauhi/Pixabay

A movimentação de cargas nos aeroportos de Santa Catarina teve um crescimento de 25,3% em 2023, em relação ao ano anterior.

Os dados foram confirmados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O desempenho catarinense é significativo diante da queda de 1,17% registrada em todo o país.

Todo o esforço feito pela gestão dos aeroportos conseguiu garantir dados positivos em um ano que foi difícil para o setor e crescer desta forma, enquanto o desempenho geral foi negativo, mostra o quanto há potencial para melhorar ainda mais. A orientação que recebemos do governador Jorginho Mello é dar o apoio necessário para que se continue crescendo”, avalia o secretário de Porto, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.

Pelos aeroportos do estado, foram 14,4 mil toneladas, sendo o Aeroporto de Florianópolis o que mais cresceu, cerca de 32%.

O ranking de cargas pelo estado segue com Navegantes com 5 mil toneladas, Joinville com 1 mil tonelada, Chapecó com 747 toneladas, Jaguaruna com 142 toneladas e Correia Pinto com 5 toneladas.

PASSAGEIROS

A Anac também divulgou os dados gerais do Brasil e confirmou que pelos aeroportos de Santa Catarina passaram 7,3 milhões de passageiros, um crescimento de 18,4% em relação a 2022. A alta catarinense foi superior à média nacional, que foi de 13,43%.

Em relação à região Sul, o estado tem a melhor relação de passageiros per capita (1,0), enquanto que no Paraná é de 0,8 e no Rio Grande do Sul é de 0,7. O estado teve 29,2% do total de 25 milhões de passageiros dos três estados da região.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail