Siga nas redes sociais

Search

Argentina e consumo: como está e o que o futuro projeta para o mercado argentino?

Foto: divulgação.

Poder começar algo novo sempre me intriga, e aqui com o desafio de escrever essa coluna não foi diferente. Antes de entrarmos no tema que eu trouxe para estrear esse canal, tirei algumas linhas para me apresentar.

Nos últimos 15 anos tenho atuado em Digital Commerce e há 10 co-fundei a Híbrido, uma empresa catarinense que foi adquirida em 2023 por um grupo Global. Desde o início fui o ponto comercial da empresa e hoje lidero os times de Revenue segmentados em comercial, marketing, parcerias e CS.

Viajar acaba sendo um estilo de vida que adoto e sempre que chego a uma nova cidade, ou país eu fico curioso para entender como é o consumo naquele local, visito os supermercados, observo o dia a dia das ruas e converso muito com diversas personas da economia para entender mais como aquele local está crescendo, ou não, em consumo e inovações para o consumo.

No início de fevereiro fui à Argentina em uma viagem pessoal, com agendas profissionais também. Chegar em um país que está no meio de sua transformação econômica foi ainda mais curioso e questionador. É visível a desconfiança e dúvidas do povo Argentino, tendo em vista seus últimos anos de dores econômicas. Mas o que mais chama atenção é o entusiasmo sobre a expectativa de mudança, em quebrar essa barreira e voltar a ser uma das grandes potências da América Latina. 

Existe ali um monstro de consumo guardado e começando a sair da toca, mesmo com inflação alta o povo argentino segue comprando e até comprando mais, locais abarrotados de pessoas (turistas ou locais), shoppings como local de lazer para famílias portenhas se entrelaçam com altos preços de produtos eletrônicos e algumas outras commodities.

Para refletirmos em números, a Argentina tem hoje 61% de taxa de penetração do e-commerce e espera um crescimento de 26% em canais digitais, está à frente do Brasil nesse ponto, Mercado Libre lidera e tem penetração arrebatadora por lá, país onde foi fundado.

O consumidor argentino adota facilmente ferramentas digitais em seu dia a dia, é comum ver colaboradores do Rappi Professional Shopper dentro de supermercados realizando o carrinho de compras para pessoas, todas as vinícolas, restaurantes e locais de consumo utilizam do excelente aplicativo Meitre para agendar e com filas virtuais de agendamento em vários deles.

Esse perfil de consumo da Argentina sempre foi muito visível aqui pelo litoral de SC, e é uma excelente aposta para marcas brasileiras se aproximarem de um mercado que deve voltar nos próximos meses e anos a esse patamar de giro forte em consumo.

A inflação deu início ao aumento também de alguns salários, na conversa com diretores de empresas já é visível a mudança de salário para impulsionar o consumo, a velha máxima econômica da demanda e oferta.

Encerro aqui também com essa excelente notícia de um fechamento de Janeiro com Superávit nas contas da Argentina, indícios de novos tempos e do ressurgimento de uma potência em consumo.

Se quiser saber mais sobre minha visita, mercado e consumo, ou até mesmo boas dicas da culinária argentina, conecte comigo no Linkedin. Será um prazer!

Compartilhe

Co-fundador e diretor comercial da Híbrido.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail