Siga nas redes sociais

Search

Orsegups investe em IA para desenvolver novos produtos

Giliardi dos santos
Foto: divulgação

A catarinense Orsegups criou um time de 30 profissionais, arquitetos de software, programadores, desenvolvedores e outros especialistas, que dedicam seus dias a pesquisar aplicações de IA preditiva em sistemas de alarmes, portarias eletrônicas e sistemas de monitoramento por câmeras.

Somado ao investimento em pessoas e infraestrutura, a inovação consome o equivalente a 10% das receitas do segmento de vigilância eletrônica da empresa, que atua também com capital humano (serviços de segurança patrimonial, limpeza especializada e equipe administrativa).

A inteligência artificial é apontada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) como elemento importante para o crescimento do segmento, que movimenta mais de R$ 11 bilhões ao ano no Brasil.

A tecnologia pode colaborar com a prevenção de crimes e torna mais rápidas as respostas a ocorrências. Exemplo é o uso de IA preditiva em produtos como um novo alarme totalmente desenvolvido pela Orsegups.

Fruto de investimento de R$ 15 milhões, o Alarme 365, lançado no último trimestre de 2022, ajudou a empresa a crescer no ano passado (a expansão na área de vigilância eletrônica foi de 12%) e permitiu vislumbrar como a inteligência artificial melhora os serviços na área.

Totalmente sem fio, o alarme tem sensores de monitoramento que acionam câmeras que fotografam o ambiente quando há qualquer ocorrência.

De imediato, as imagens são analisadas pelas ferramentas de inteligência artificial que são programadas para emitir alertas de prioridade para a equipe da central de monitoramento da empresa.

“O sistema é capaz de diferenciar, por exemplo, o falso disparo provocado por um animal de estimação ou por uma cortina que se movimenta com o vento de um disparo verdadeiro, causado pela invasão de um ambiente. Assim, permite priorizarmos o atendimento às ocorrências mais críticas”, diz o diretor de tecnologia da informação da Orsegups, Giliardi dos Santos.

Outro uso da IA, esse mais comum, é em circuitos de monitoramento por imagem em condomínios residenciais.

“Ao identificar que alguém pulou um muro, por exemplo, o sistema de imediato identifica a quebra de um padrão e gera um alerta. Esse aviso rapidamente é analisado pela equipe da central de monitoramento que aciona o protocolo adequado de reação”.

Para aumentar a assertividade das análises, a Orsegups conta com a experiência, e dados, de mais de 50 anos de atuação no segmento. As informações servem de insumos para o sistema de machine learning desenvolvido pela empresa.

“O mais importante para nosso cliente é termos velocidade e assertividade nas análises. Por isso, seguimos melhorando tanto a IA quanto os equipamentos que geram inputs de informação para o sistema, como as câmeras de monitoramento”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail