Siga nas redes sociais

Search

Portos de SC crescem 11,38% no primeiro bimestre

portosfs
Foto: Gustavo Rotta / Porto de SFS

A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresceu 11,38% no primeiro bimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023.

O desempenho é superior à média nacional, que ficou em 10,02%. O resultado representa 5,08% da movimentação nacional do ano. Os dados foram divulgados esta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Passaram pelos portos catarinenses mais de 10 milhões de toneladas, sendo 7,38 milhões em linhas de longo curso (exportação e importação) e 2,66 milhões em cabotagem (mercado interno).

“Importante este desempenho , seguimos crescendo acima da média e isto só reforça o enorme potencial logístico de Santa Catarina”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

Na movimentação de contêineres, o estado mantém seu destaque com 4 milhões de toneladas, que correspondem a 18,72% do total nacional. O crescimento em relação a 2023 foi de 7,53%. Portonave e Porto Itapoá figuram entre os quatro maiores do país neste setor.

Com relação ao desempenho dos portos de Santa Catarina no primeiro bimestre de 2024, o Porto de São Francisco do Sul teve o maior volume de cargas com 2,9 milhões de toneladas, seguido pelo Porto Itapoá com 2,1 milhões, Portonave com 2 milhões de toneladas e Porto de Imbituba com 1,4 milhões. Outros 1,6 milhões foram movimentados nos demais portos e TUPs localizados no Estado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail