Search

SC começa o ano com alta de 44% na abertura de empresas

Foto: Jair/AdobeStock

Santa Catarina começou 2025 com um desempenho notável na abertura de novas empresas. Conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), o primeiro mês do ano registrou a abertura de 31.970 novos negócios, um crescimento de 44,1% em relação a janeiro de 2024, quando 22.183 empresas foram abertas.

Outro dado relevante deste início de ano é a faixa etária dos novos sócios. Enquanto os últimos meses de 2024 apresentavam um número maior em outra faixa etária, em janeiro de 2025 a maioria dos novos empresários está entre 21 e 30 anos, totalizando 12.948 registros.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui o resultado sobretudo à economia aquecida de Santa Catarina.

“A nossa economia cresce 5,6%, portanto acima da média nacional, e isso impulsiona o ambiente de negócios. Além disso, há uma série de benefícios para aquele empreendedor que formaliza sua empresa, seja como MEI ou microempresa. Com o CNPJ em mãos, ele tem acesso a diversos programas do governo do estado, como o Juro Zero e o Pronampe, por exemplo, e isso aumenta a competitividade”.

Setores em destaque em janeiro

Entre os negócios abertos em janeiro de 2025, os principais setores foram:

  • Comércio varejista e atacadista, reparação de veículos automotores e motocicletas: 5.510 empresas
  • Transporte, armazenagem e correio: 4.882 empresas
  • Atividades administrativas e serviços complementares: 3.232 empresas
  • Indústrias de transformação: 3.137 empresas
  • Construção civil: 2.832 empresas

Esses números refletem a diversidade econômica do estado, com crescimento relevante em setores como comércio, logística, bem como construção civil, consolidando Santa Catarina como um polo dinâmico para novos negócios.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também