Com o desafio de trabalhar a conscientização ambiental durante o mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, colaboradores do Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) de Brusque, construíram uma bicicleta que transforma pedaladas em energia limpa e renovável.
O veículo, apelidado de “Veobike”, foi desenvolvido pela equipe de manutenção e engenharia do aterro sanitário administrado pela Veolia, a partir de peças reaproveitadas de um ferro velho.
A equipe acoplou um dînamo na roda dianteira da bicicleta, e os pedais, quando estimulados, produzem energia cinética, que é convertida em indução magnética, gerando energia limpa e renovável.
O movimento aciona as hélices de um liquidificador e a iluminação do veículo. O modelo de dínamo instalado fornece de 6V a 12V, gerando de 3W a 6W de potência.
Diego Borges, líder de manutenção do aterro sanitário, explica que com uma hora de pedalada, se for considerada uma velocidade média de 25km/h, a pessoa consegue produzir energia equivalente para carregar 12 aparelhos celulares, 5 notebooks, ou mesmo alimentar até 6 lâmpadas led de 11watts.