De 20 a 23 de agosto, o Parque Vila Germânica, em Blumenau, sediará a 18ª edição da Febratex, a maior feira para a indústria têxtil das Américas. Com mais de 30 mil metros quadrados de espaço expositivo, o evento reafirma o papel no fortalecimento da economia de Santa Catarina ao reunir 177 empresas locais, além de grandes players nacionais e internacionais, proporcionando aos empreendedores catarinenses uma plataforma estratégica para se destacarem no cenário global da indústria têxtil, ao mesmo tempo em que promove a interação e o desenvolvimento do setor regional.
Os impactos dessa iniciativa são evidentes em duas frentes principais. A feira representa uma vitrine de visibilidade global, permitido que as empresas de Santa Catarina mostrem seus produtos e tecnologias por meio de exposições, eventos e workshops em um mercado competitivo. Com aproximadamente 40% dos visitantes sendo tomadores de decisões de compras de países como Argentina, Paraguai, Peru, Índia, Bolívia e Colômbia, o evento se transforma em um ponto estratégico para formar novas parcerias e expandir mercados.
Em paralelo, o encontro funciona como um hub de colaboração e crescimento, no qual as empresas locais podem ampliar as suas redes de contato.
“Santa Catarina é o segundo maior polo têxtil e de confecções do Brasil, representando 19,7% do mercado nacional. Essa proximidade geográfica facilita a rápida troca de informações e a implementação de inovações. Na Febratex, possibilitamos e ampliamos essas conexões, permitindo que empresas, muitas vezes ainda desconhecidas umas das outras, formem parcerias e colaborações, criando um ambiente propício para o desenvolvimento mútuo”, explica Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente do Febratex Group.
Um exemplo é a Censi Máquinas, que participa do evento pela sexta vez com um plano estratégico voltado para a expansão regional e global.
“Estamos presentes em 15 países e, no Brasil, atendemos mais de cinco mil clientes em 25 estados. Em Santa Catarina, temos dois mil clientes, com 600 em Gaspar (SC), onde está localizada nossa sede. Muitas dessas parcerias foram firmadas na Febratex. Nesta edição, buscamos ampliar ainda mais nossa rede global de contatos, impulsionando nosso crescimento e contribuindo para o desenvolvimento econômico do nosso estado“, afirma Sheila Censi Braun, diretora de Mercado da Censi Máquinas.
Com foco no desenvolvimento do setor, a empresa apresentará na feira soluções que beneficiam toda a cadeia têxtil catarinense. Suas tecnologias de alta performance são projetadas para otimizar a produtividade para industrias e serviços.
“Entre os destaques, levaremos nossa máquina carro-chefe, que aplica de 1,4 a 2 mil etiquetas por hora, muito superior às pistolas tradicionais, que aplicam apenas 400 a 500 por hora. Outra novidade é a exclusiva Ring Press, criada para identificar diversos produtos, como calçados, ferramentas, utensílios domésticos e uma ampla gama de produtos têxteis”, destaca.