Search

SCMC celebra 20 anos de inovação e transformação na moda e cultura catarinense

Foto: divulgação.

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) completa duas décadas de história no sábado, 23 de novembro.

Ao longo desses anos, a plataforma colaborativa se consolidou como um dos principais motores de inovação e desenvolvimento do setor de moda e design em Santa Catarina.

Para marcar a data, prepara uma celebração especial, que reunirá empresas, instituições de ensino, estudantes e profissionais da área que fazem parte desta história. 

O ponto alto da celebração será um painel mediado por Carlos Ferreirinha, que desde o primeiro ano colabora com a plataforma e hoje é advisor, com convidados excepcionais representando indústria, universidades e a entidade: Vicente Donini (Marisol), André Klein (Dalila Têxtil), Bianka Cappucci Frisoni (Univali), Cássio Xaves (ex-aluno e empreendedor) e Amélia Malheiros (SCMC).  

Do setor têxtil ao ecossistema criativo

Fundado em 2004, o SCMC nasceu com o objetivo de fortalecer a indústria têxtil catarinense. Ao longo dos anos, a plataforma ampliou seu escopo e hoje atua como um hub de inovação, conectando empresas, universidades e profissionais de diversas áreas, como design, tecnologia e economia criativa.

Pertencer ao SCMC é uma mistura de bons sentimentos. Parte de uma justa homenagem e reconhecimento aos homens e mulheres que tornaram a nossa região numa das mais importantes do Mundo, especialmente nos anos 70-80-90’. Passa pelo aprendizado de estar ao lado do bom concorrente, aprender junto, trocar, apoiar, motivar, inovar… mas, acima de tudo, traz esse sentimento de pertencer a uma região com uma cultura empreendedora, muito rica, próspera, cuja a humildade de fazer parte faz toda a diferença. O SCMC entrega isso”, declara Cristiano Buerger, primeiro presidente da plataforma em 2004.

Ao longo dessas duas décadas a plataforma construiu uma rede sólida de parceiros e realizou diversas iniciativas que impulsionaram o desenvolvimento do setor em Santa Catarina.

Sendo pioneiro com missões para eventos de tecnologia, pesquisa de moda e varejo, e visitas a campo, como o Tour do Algodão, evento que faz parte da agenda oficial dos últimos 5 anos.

Hoje conta com 41 empresas associadas, e continua desenvolvendo desde lideranças a times criativos, comerciais e outros setores das empresas. Além da forte atuação com as universidades.

Um futuro promissor

Os próximos anos prometem ser ainda mais desafiadores e promissores para o SCMC. A plataforma continuará investindo em projetos que promovam o desenvolvendo cada vez mais a mão de obra qualificada, entendendo as rápidas mudanças que o mundo vive, se adaptando aos novos formatos de trabalho, e nas gerações atuantes, e claro, considerando o novo consumidor.

Além disso, o SCMC buscará fortalecer sua atuação no cenário nacional e internacional, posicionando Santa Catarina como um polo de referência em inovação e criatividade da moda brasileira fala Matheus Fagundes, atual presidente da plataforma.

A expectativa é sempre muito alta considerando que o nosso Estado se tornou um dos principais produtores do país. Um desejo pessoal, é ver cada vez mais as marcas catarinenses performando não só no Brasil, mas pelo mundo. Temos potencial, temos indústria, temos criatividade, temos pessoas, e esse é o caminho de fazer a internacionalização para sermos mais competitivos”, reforça. 

Matheus conclui que está muito feliz como presidente neste momento tão importante para o SCMC:

Estar sempre compartilhando e trocando com profissionais que sempre foram um reflexo positivo como empresários. A troca é incrível, e só tenho a agradecer. Aproveito para reforçar a todos os profissionais que confiam no Santa Catarina Moda e Cultura, e que sem dúvida nenhuma, nos ajudam a sermos pessoas melhores. Parabéns a todos que fazem parte do nosso ecossistema”.

Sobre o SCMC

O Santa Catarina Moda e Cultura é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento do setor. Hoje conta com 41 empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, FHH, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Marlan, Grupo Malwee, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Marisol, Meias Loa, Oceano Surfwear, ONDM, SCAR, Systêxtil, Tecnoblu, Texplay, Têxtil Lab, Todolivro, TonyFun, TR Têxtil, Uoou Solutions, e Venture Hero.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também