Siga nas redes sociais

Search

Cocreation Lab abre inscrições para 15 cidades em SC

Criado em 2016 como um projeto de pesquisa do Laboratório de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Cocreation Lab, uma pré-incubadora de ideias, está com as inscrições abertas.

O objetivo é estimular o surgimento de startups na área de economia criativa.

Até o dia 20 de janeiro, interessadas podem se inscrever nas cidades participantes: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira.

Os candidatos que tiverem suas ideias selecionadas vão receber gratuitamente, durante cinco meses, apoio para ajudar a transformar projetos em negócios.

O programa tem apoio do Sebrae e da Fundação de Amparo à Tecnologia de Santa Catarina (Fapesc), via projeto NaSCer.

Dentro de ambientes colaborativos e que estimulam a criatividade, os participantes têm acesso a mentorias, palestras, workshops e networking para transformarem os planos em realidade.

Idealizador da metodologia, Luiz Salomão Ribas Gomez, conta que o ecossistema tem diversas incubadoras e aceleradoras de startups, mas que a maioria dos projetos que chegava nesse estágio ainda não tinha maturidade suficiente para ser acelerado:

“Percebemos esse problema e concluímos que era preciso atuar num momento anterior, que é quando a pessoa identifica a oportunidade, mas ainda precisa percorrer um caminho até transformá-la em um negócio viável”.

Foi nesse processo que nasceu o modelo atual do projeto.

Desde a fundação, já passaram cerca de 100 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail