Siga nas redes sociais

Search

Jovens empreendedores contribuem cada vez mais para a gestão pública, destaca Cejesc

O Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), que faz parte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), apresentou na semana passada, em Florianópolis, o Guia de Boas Práticas na Gestão Pública.

O material reúne dados, depoimentos e orientações para pessoas que querem atuar na área pública.

Cerca de 50 jovens empreendedores de todas as regiões de Santa Catarina que atuam na gestão pública responderam à pesquisa.

Destes 55% disseram que iniciaram na gestão pública por indicação política.

Ao menos 28% foram indicados por instituições, 11% foram eleitos e 6% são concursados.

Para Eduardo Pedrini, diretor de Assuntos Políticos do Cejesc e responsável pelo diagnóstico, muitos jovens que participam ou já participaram de um dos mais de 75 núcleos ligados ao Conselho Estadual, contribuem com a gestão pública:

“Em todas as cidades com a presença de jovens na gestão, os resultados são nítidos. Podemos destacar o benefício do diálogo aberto com os empresários e entidades, e o vínculo firmado com todos para o desenvolvimento da sociedade”.

O presidente do Cejesc, Malek Ráu Dabbous, que tomou posse no evento, destaca que o interesse dos jovens empreendedores na gestão pública é algo que é despertado pelo movimento associativista:

“Participar das associações empresariais e dos núcleos de jovens faz com que os jovens queiram contribuir de forma efetiva para a mudança na política”.

Prova disso também estão nos dados levantados, pois dos entrevistados, 17 responderam que a principal motivação foi a vontade de contribuir com a gestão pública, 10 atender às demandas empresariais, 5 seguir a carreira política, 7 buscar aprendizado e 3 outros motivos.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, explica que independente do patrimônio, da empresa, o que importa são os valores do associativismo:

“O espírito de confraternizar, de compartilhar, de andarmos juntos, é que faz diferença. É o que faz que tenhamos força para mudar a sociedade”.

Além da pesquisa, o material traz 10 lições de jovens atuantes na gestão pública, e cases de cidades como Florianópolis, Gaspar, Joinville e Braço do Norte.

Além de depoimentos de diversos jovens entre eles, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, o presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli, o deputado federal, Carlos Chiodinini, e o deputado estadual Bruno Souza.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail