Siga nas redes sociais

Search

Como vai funcionar o plano de ação da Acate para empresas associadas

Desde que a pandemia do coronavírus se agravou em todo o país e exigiu a adoção de medidas restritivas em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) está mobilizada e promovendo a interlocução com órgãos públicos.

Para ajudar e fortalecer ainda mais o setor, que tem se mostrado essencial neste momento facilitando a manutenção dos processos digitais, a entidade estruturou uma plano de ação para auxiliar seus associados.

A estratégia está dividida em sete eixos: financeiro, trabalhista, tributário, saúde mental & boas práticas, soluções tecnológicas, acesso a mercado e renegociação com fornecedores.

Ao longo dos próximos dias, a equipe estará mobilizada para reunir informações e orientações em cada um desses eixos, contando com o auxílio e a curadoria de empresários associados.

“É preciso fortalecer ainda mais a união do setor, somando forças para que todos possam atravessar esse período adverso com informações confiáveis e assertivas, além das melhores orientações sobre como agir para minimizar os impactos”, destaca Daniel Leipnitz, presidente da entidade.

Cada um dos eixos produzirá uma série de materiais, como e-books e webinars, oferecerá consultorias online, dentre outras ações.

O primeiro deles (financeiro) vai reunir informações sobre as linhas de financiamento disponíveis, ou seja, as oportunidades para que as empresas possam levantar capital para sobrevivência nesse período.

O segundo eixo (trabalhista) vai procurar esclarecer as principais dúvidas das empresas sobre antecipação de férias, férias coletivas, home office, redução de jornada, redução de salário, hora extra, contratos de trabalho etc, com o intuito de oferecer segurança jurídica aos empreendedores na tomada de decisão. 

O terceiro tópico (tributário) reunirá informações sobre possibilidades e benefícios em relação a tributos, seja junto às prefeituras (ISS, IPTU), ao estado (ICMS) ou à federação (IPI, imposto de importação, IR, entre outros).

No quarto eixo (saúde mental & boas práticas), a ideia é criar um canal onde pessoas voluntárias do ecossistema possam doar horas para atender remotamente outros empreendedores, além de fomentar o compartilhamento de boas práticas entre as empresas.

O objetivo principal do quinto eixo (soluções tecnológicas) é mapear todas as soluções tecnológicas criadas em Santa Catarina que podem ajudar no combate e prevenção ao coronavírus, e também soluções para trabalho remoto e outras ferramentas que auxiliam neste momento a vida das pessoas e a produtividade das empresas.

No sexto ponto do plano de ação (acesso a mercado) serão discutidas, com os diretores das verticais da Acate e outros parceiros, maneiras de auxiliar as empresas a vender e manter as operações nesse período.

O último eixo (renegociação com fornecedores) vai atuar na identificação e negociação de serviços de grandes fornecedores de tecnologias, principalmente de ferramentas e de nuvem, trabalhando em conjunto para reduzir para reduzir as despesas financeiras. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail