Siga nas redes sociais

Search

Altenburg demite 150 funcionários e extingue turno noturno de produção

Sentindo os impactos gerados pela crise por conta do coronavírus, a Altenburg, uma das maiores empresas do setor têxtil no Brasil, demitiu na última semana cerca de 150 funcionários. Além disso, a empresa optou por extinguir o terceiro turno de produção.

Tiago Altenburg, diretor de marketing, explicou ao Economia SC que desde o dia 18 de março as primeiras medidas de prevenção ao vírus foram tomadas, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Uma delas foi a criação do Comitê Interno de Crise, para dar agilidade ao processo decisório.

Foram estabelecidas diretrizes como a restrição dos acessos a empresa, ao layout e uso do refeitório, reuniões de trabalho, higiene no ambiente de trabalho, transportes fretados higienizados, entre outros.

Com o decreto do Governo do Estado que permite indústrias operarem com capacidade mínima de produção, a empresa já colocou em prática ações como férias coletivas, banco de horas, home office.

O diretor adianta que, no momento, estão estudando a possibilidade de redução de jornada de trabalho e também a suspensão do contrato de trabalho das pessoas do grupo de risco.

“Quanto às demissões, historicamente pela sazonalidade do inverno, aumenta-se o quadro de pessoas no início do ano para atender a alta demanda por produtos de inverno e normalmente há uma redução deste quadro em meados de junho ou julho, quando a produção volta ao seu fluxo normal. Com o varejo de portas fechadas, estamos tendo forte impacto, com extrema redução da produção e faturamento, onde foi necessário antecipar em parte essas demissões” destacou Tiago.

Atualmente a empresa possui 1.605 funcionários em três unidades, sendo Blumenau (SC), São Paulo (SP) e no Nordeste.

“Estamos certos de que tudo vai passar, apesar de muito sofrimento e decisões difíceis como estas, mas continuamos a fazer planos e a pensar positivo. Em breve retomaremos e restabeleceremos nossas atividades continuando a contribuir com a nossa comunidade”, finaliza o gestor.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail