Siga nas redes sociais

Search

Com estratégia inovadora coordenada em SC, indústria aumenta produção nacional de respiradores pulmonares

Com apoio de iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), empresas brasileiras inovaram para aumentar a fabricação nacional de respiradores pulmonares, equipamentos usados no tratamento de doentes graves de coronavírus.

Um grupo de indústrias reunidas em cinco projetos tem o potencial de produção mensal de até 7,2 mil ventiladores hospitalares, após as aprovações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que haja demanda contratada.

A iniciativa é coordenada pelo Senai Nacional e tem a liderança técnica do Senai/SC, com apoio da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Os projetos envolvem ações diversificadas, entre eles a articulação entre a Novitech (São Bernardo do Campo/SP) e a Whirpool, para o incremento da produção.

No caso da GreyLogix (Mafra/SC), DeltaLife (São José dos Campos-SP), Fanem (Guarulhos-SP) e VentLogos (Vitória/ES), profissionais dos institutos Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura, de Joinville/SC, dão apoio ao desenvolvimento dos equipamentos ou ao processo produtivo.

“Há grandes desafios para aumentar a produção nacional no curto prazo, principalmente no suprimento de componentes, em especial os importados. O Senai, por meio de sua rede de Institutos de Inovação e de Tecnologia, apresentou-se para ser parceiro da indústria brasileira a fim de superarmos esses gargalos”, explica o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

Clique para conhecer os projetos:

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail