Siga nas redes sociais

Search

Em meio à pandemia, a proteção de dados é fundamental para negócios

Grande parte das empresas passaram a ter presença digital desde o início da pandemia do coronavírus.

Mas, atenção: ao ingressar no meio digital é de extrema importância prestar atenção ao tratamento dos dados e informações do negócio.

Por isso, a proteção de dados é tão importante para as empresas, de acordo com a advogada especialista em direito empresarial e dos negócios e sócia do Kuppas & Araújo Advogados Associados, Ana Grabriela de Araújo Zadrozny:

“As empresas possuem dados sensíveis, com informações de funcionários e empresas parceiras, que são de sua responsabilidade proteger. “No entanto, vemos vários casos de vazamento de dados acontecendo mundialmente, gerando danos financeiros para as empresas, além de danos à imagem corporativa, que são os mais difíceis de recuperar”.

Ela salienta que com “as regras e normas existentes e com o surgimento de novas leis, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam desenvolver um programa de privacidade e de proteção de dados eficiente”.

A advogada revela que o primeiro passo é saber quais de suas atividades recolhem e armazenam dados pessoais, que tipos de dados são estes e como são utilizados e armazenados:

“A partir disso, a empresa deve trabalhar para melhorar as políticas de privacidade e de segurança, seguindo o que determina a lei. A implementação de um treinamento para a conscientização dos funcionários sobre o tema também é um passo essencial durante o processo. Além disso, o controle e o monitoramento dos dados devem acontecer diariamente, assim, a empresa minimiza as chances de vazamentos de dados”.

PILARES

A especialista explica que, para que a privacidade e proteção de dados possa obter sucesso nas empresas, as organizações precisam ficar atentas aos três pilares que sustentam esse processo: confidencialidade, integridade e disponibilidade:

“A confidencialidade assegura que as informações de determinada empresa não sejam roubadas por cibercriminosos, ação que cresceu 330% em solo brasileiro, de acordo com um levantamento da empresa de segurança cibernética Kaspersky. Já a integridade faz parte do sistema de confiança da empresa, ou seja, é ter certeza de que tudo está seguro ao longo dos processos ou do ciclo de vida dos dados e informações na organização. Por último, a disponibilidade está relacionada ao fácil acesso aos dados na empresa, assim, é possível garantir que eles possam ser consultados a qualquer momento pelos colaboradores”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail